Ir para o conteúdo

A Praça da Matriz enfim retorna ao convívio da população manauara. Melhor do que isso, foi completamente revitalizada e também traz de volta o orgulho por quem tem amor ao patrimônio histórico. É preciso reconhecer que esta, sim, é uma grande obra da administração municipal. Agora, quem chega ao Porto de Manaus encontra, logo de cara, uma bela praça, um Mercado Adolpho Lisboa também revitalizado e um Paço Municipal que dá orgulho. Só quem perde são aqueles que tentam usar estes aspectos de forma política e para o mal.

Reforma

A praça foi fechada no início de 2014 para reforma com recursos que viriam do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do Governo Dilma. Os recursos nunca vieram em sua plenitude. Basta olhar o Portal da Transparência para verificar que Manaus recebeu menos do que deveria. Com isso, a Prefeitura precisou arcar com os custos. Mas há aqueles que tentam jogar a culpa somente na administração pública municipal, contando com a desinformação de muitos.

Legado

Quem lembra como estava o local antes da reforma? Infestada de camelôs, com lanches terríveis montados na calçada, um estacionamento para quem ia ao Centro e completamente abandonada e suja. Quem está criticando deveria ir ao local ver de perto como ficou. Quem sabe, assim, mude de ideia, mesmo sem admitir publicamente.

Choro

Emocionado, o prefeito Arthur Virgílio Neto chorou durante a reinauguração da Praça da Matriz. Em termos de valorização do patrimônio histórico e cultural, é preciso reconhecer que Arthur foi o prefeito que mais trabalhou por este bem. Não se faz tudo em pouco tempo, mas o Centro está, sim, como outra cara.

Confira o antes e depois das obras

 

CPI da Saúde

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o atraso no pagamento dos salários dos servidores contratados pelas empresas terceirizadas nas áreas de Saúde e Educação do Estado, foi solicitada pelo deputado Luiz Castro (Rede).

Quem paga é o povo

De acordo com o parlamentar, isso vem provocando prejuízos ao serviço público no período de 2012 a 2017. Até agora, o requerimento apresentado pelo parlamentar já conta com quatro assinaturas.

Causas e efeitos

O atraso no pagamento dos  profissionais terceirizados, segundo Luiz Castro vem provocando deficiência no atendimento à população, nas unidades de saúde

Praça Vignola

A praça em frente à Paróquia de São Bento, na Cidade Nova 1 passará a se chamar “Praça Padre Pedro Vignola”. A denominação é uma homenagem ao pároco que construiu 17 Igrejas católicas e realizou um grande trabalho missionário, social e comunitário na área.

Barbosa presidente

O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, disse aos dirigentes do PSB que em janeiro decidirá se aceita o convite para disputar a presidência da república.

Bate-boca

Apesar de arrebatar a simpatia de parte dos brasileiros, Barbosa, como presidente do STF, se envolveu em bate- bocas intermináveis com colegas Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Arbitrário

Também agiu de forma arbitrária quando pediu o afastamento de uma servidora do Supremo, com 12 anos de serviço, por crime, simplesmente porque ela era casada com um jornalista.

Para mulheres

Por sugestão da deputada estadual Alessandra Campêlo, o Governo vai rever o projeto de Lei Orçamentária Anual no que diz respeito às políticas públicas para mulheres.

Corte de verba

Na proposta original apresentada tem previsão de queda de recursos e extinção de algumas ações. A líder do PMDB voltou a criticar pontos que considera equivocados na proposta encaminha pelo Governo.

É o caso da redução de R$ 1,2 milhão para R$ 800 mil no orçamento para Gestão e Operacionalização dos Serviços de Atendimento às Mulheres.

Abasteça logo

A crise de combustível que assola Goiânia pode atingir outras cidades do País. Mudanças na política de preços, alta tributária, retração do consumo e o desaquecimento econômico impactaram as vendas do setor de combustíveis.

E tome aumento

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as distribuidoras acumulam queda de 31,4% na comercialização do etanol, 6,3% de redução no volume de comercialização do óleo diesel e aumento de apenas 5,5% na gasolina.

 

EM ALTA

‘A empresa que criou uma espécie de ferro à vapor, capaz de passar peças automaticamente, com um clique, em apenas 3 minutos. A máquina parece uma secadora de varal. Ela seca roupas que acabaram de ser lavadas, passa e entrega prontinhas. E o melhor a Effie Iron comporta até 12 peças de uma vez – nesse caso, são 3 ou 6 minutos para cada uma.

EM BAIXA

Quem tenta vender falsas informações sobre o motivo pelo qual a Praça da Matriz ficou três anos fechada para reforma. Basta olhar o Portal da Transparência e procurar a informação correta do repasse de recursos. Manaus precisou usar recursos próprios para reerguer um de deus maiores patrimônios históricos.

 

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes