Ir para o conteúdo

Praça Adalberto Valle é requalificada e resgata identidade da Belle Époque

Conectada à praça Tenreiro Aranha, a praça Adalberto Valle está sendo requalificada e recebe ações de infraestrutura em seu entorno, que estão dando vida nova ao conjunto histórico do centro de Manaus. Na tarde deste sábado, 8/12, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro estiveram acompanhando o trabalho de recapeamento no entorno do local.

“O nome da praça se deve ao fundador do antigo Hotel Amazonas, que já foi um dos mais bonitos prédios desta área. A praça Adalberto Valle integra as obras do PAC Cidades Históricas e, por isso, demorou um pouco, porque depende de recursos federais. Mas o fato é que ela está linda e forma um belo conjunto para receber os turistas no Centro”, afirmou o prefeito.

Localizada na avenida Floriano Peixoto, a praça está num ponto de grande visibilidade para quem chega à cidade pelo Porto de Manaus. O espaço é bastante frequentado por abrigar um dos bares mais tradicionais da capital: o Bar do Jangadeiro.

A requalificação urbanística da praça Adalberto Valle foi planejada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e passou por aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), visando o resgate dos traçados originais, datados de 1920. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e contempla novo calçamento com pedras portuguesas, adequação da área quanto à acessibilidade, paisagismo, instalação de bancos e novo sistema de iluminação pública.

A expectativa da prefeitura é que depois de implantada a nova sinalização de trânsito o espaço possa ser entregue oficialmente para população. O projeto da praça envolve, ainda, o restauro do Pavilhão Universal, que será transportado da praça Tenreiro Aranha para a Adalberto Valle em outra fase das obras. Na próxima semana, os serviços também serão inspecionados pela Caixa Econômica Federal.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes