BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

População está fazendo empréstimos para pagar itens básicos



A busca dos consumidores brasileiros por crédito teve alta de 26,5% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados do Indicador de Demanda por Crédito da Serasa Experian revelaram que houve expansão em todas as faixas de renda. O destaque ficou para as pessoas que recebem até R$ 500 mensais, pois registraram o aumento mais expressivo, de 30,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento mais expressivo da busca por crédito para aqueles que têm as menores faixas de renda mostra que parte da população está utilizando empréstimos para pagar itens básicos e fechar as contas no fim do mês:

“O crédito não é apenas uma ferramenta para financiar projetos maiores como imóveis ou veículos. Hoje, as pessoas, especialmente as de renda mais baixa, tendem a utilizar o recurso financeiro para custear itens básicos e conseguir fechar as contas no final do mês. Apesar da alta da taxa Selic, o consumo por necessidade ainda deve permanecer no país e as linhas de crédito têm ajudado a suprir esse modelo de gastos”.

Na comparação com um ano atrás, todas as regiões brasileiras mostraram um cenário positivo frente a demanda por crédito. Em ordem decrescente estão: Norte (37,6%), Sul (27,1%), Centro-Oeste (25,9%), Nordeste (25,7%) e Sudeste (25,2%).

Veja como evitar o endividamento

Entenda com o que você está comprometido: Faça uma lista de todas as contas e parcelas atrasadas, com os respectivos valores. Coloque no topo da lista aquelas que você precisa quitar primeiro, porque são essenciais (contas de água e luz, por exemplo) ou porque custam mais (cartão de crédito e cheque especial).

Organize suas finanças para saber quanto você terá disponível, em cada mês, já incluindo os gastos para pagar os atrasados, considerando as demais despesas que você já possui.

A informação é do site Extra.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.