Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O Pix mal começou e já tem ameaças de golpes

O cadastro no Pix nos bancos, fintechs e instituições de pagamentos começou nesta segunda-feira (5). O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) promete mudar a relação dos brasileiros com as transações digitais ao permitir que transferências e pagamentos sejam concluídos em até dez segundos e realizados 24 horas por dia, em qualquer dia do ano, incluindo finais de semana e feriados. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes foram obrigadas a aderir ao novo sistema do BC. Acontece que, nem bem começou e já tem risco de golpes e fraudes. É que o grande interesse dos brasileiros em relação ao Pix também tem despertado a atenção de criminosos. As tentativas de fraude começaram antes mesmo dos cadastros do sistema de pagamentos instantâneos, mas se acentuaram ao longo desta semana.

Não caia nessa

E, segundo especialistas, podem até superar as fraudes constatadas ao longo dos pagamentos do auxílio emergencial. Empresa internacional de cibersegurança que tem monitorado o lançamento do Pix, a Kaspersky calcula que 30 domínios fraudulentos com o termo “pix” foram cadastrados no Brasil.

3,5 milhões de registro

Logo  nas primeiras horas comerciais da segunda-feira (5/10), quando teve início o cadastro das chaves do sistema de pagamentos instantâneos,  mais de 3,5 milhões de brasileiros correram para se registrar.

Pix já é alvo de fraudes

Sites falsos

Se os registros continuarem crescendo nos próximos dias, na mesma velocidade das primeiras 24h, podemos chegar aos 100 sites falsos no meio da semana –, calcula o especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.

Braga no beija-mão

Um grupo de senadores almoçou, nesta quarta-feira (7), com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Eduardo Braga (PMDB-AM) foi um dos senadores que estavam na cerimônia do “beija mão”. Na chegada, o outro Eduardo Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, disse que vários assuntos seriam tratados na reunião.

Agora vai!

Depois da sobremesa, Dudu disse em duas redes sociais que o presidente Bolsonaro  prometeu  acompanhar o início das obras de pavimentação do lote “Charlie” da BR-319. O trecho  liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) e  fica entre os quilômetros 198 e 250 da rodovia.

Eduardo Braga

PEC do Jacaré

O Greenpeace não vai gostar nadica de nada de saber disso. O Estado e os Municípios poderão criar, na forma da lei, áreas de reserva, proteção, conservação, uso e manejo comunitário sustentável de jacarés e tartarugas.

Manejo

Para isso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Sinésio Campos (PT) foi aprovada na última terça-feira (6) pela Assembleia Legislativa.

—  Agora poderemos trabalhar a elaboração da política estadual de manejo de jacaré no Amazonas –, justificou Sinésio.

Emprego e renda

Sinésio explicou que o manejo de jacaré é uma atividade importante, principalmente para as áreas que enfrentam hoje problemas resultantes do aumento populacional de jacarés.

—  É uma atividade que vai gerar trabalho e renda no interior do estado –, disse o pequeno grande deputado.

Moro teme atentado

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro afirmou que sente medo de sofrer um atentado após sair do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Certamente [tenho medo]. Sigo tendo a proteção da Polícia Federal. Não gosto de falar muito nesse assunto. Isso é algo que assusta pessoas próximas a mim –, afirmou o ex-queridinho de Bolsonaro.

Bala com bala

Ao sair do ministério, Moro fez acusações contra o presidente. Desde então, o presidente, os filhos e apoiadores do governo têm trocado farpas com Moro pelas redes sociais.

Sérgio Moro

Vive o inferno

Ele revelou, também, que estão confeccionando e divulgando dossiês contra sua esposa com informações falsas.

Bye, bye Brasil

Por causa disso, o ex-ministro vem sendo pressionado pela família a sair do Brasil e a se distanciar da política.

Mensalidade escolar

Instituições de ensino fundamental, médio e superior da rede privada podem ser proibidas de reajustar o valor das mensalidades em 2021. É o que propões  Projeto de Lei de autoria da deputada Mayara Pinheiro (PP).

Sem dinheiro

A parlamentar defende a manutenção do valor das mensalidades para o ano que vem devido a crise financeira que é recorrente no país e foi ocasionada pela pandemia.

— Muitas famílias perderam suas fontes de renda por conta das medidas restritivas. Além disso, as instituições privadas não tiveram os mesmo custos operacionais porque também suspenderam as aulas  –, explicou Mayara.

Copa 2030 em Portugal

Portugal e Espanha deverão anunciar, formalmente, no fim do encontro particular desta quarta-feira em Alvalade, a candidatura conjunta à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030. Antes o mundo assistirá aos torneios do Qatar-2022 e Canadá-Estados Unidos-México em 2026.

Currículo requentado

O desembargador Kassio Marques, do TRF-1, indicado do presidente Jair Bolsonaro à vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal, informou nesta quarta-feira (7/10) que todos os cursos incluídos em seu currículo foram feitos devidamente.

Nana, nina, não!

Mas não é bem assim. Nesta terça-feira (6/10), o jornal O Estado de S. Paulo publicou que o currículo acadêmico apresentado pelo desembargador do tribunal em Brasília foi “turbinado”. O jornal cita um curso de “postgrado” que não seria confirmado pela Universidad de La Coruña, na Espanha.

“Eu acabei a Lava Jato”

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) rasgou elogios à sua gestão, reconheceu que colocou fim à operação Lava Jato e justificou a atitude com o argumento de ausência de corrupção no seu governo.

— Não quero acabar com a Lava Jato, eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo –, explicou Bolsonaro nesta quarta-feira (7).

Perguntar não ofende

E o Queiroz?  E o esquema das rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro; e o laranjal? E os 27 depósitos que totalizam R$ 89 mil de Fabrício Queiroz e da esposa dele, Marcia Aguiar, na conta da   primeira-dama Michelle?

ÚLTIMA HORA

Na tarde desta quarta-feira, 7, o ministro Celso de Mello fez um discurso de despedida do STF, em razão de sua aposentadoria voluntária, que ocorre no próximo dia 13. O decano aproveitou para mandar um recado às autoridades brasileiras “que ignoram os limites do poder.” Segundo o decano, os magistrados do STF, por suas qualidades e atributos, sempre estarão a altura das melhores e das mais dignas tradições históricas da Suprema Corte Brasileira.

“Especialmente em um delicado momento da vida institucional, “no qual se ignoram os ritos do poder, em que altas autoridades da República, por ignoraram que nenhum poder é ilimitado e absoluto, incidem em perigosos ensaios de cooptação de instituições republicanas, cuja atuação só se pode ter por legítima quando preservado grau de autonomia institucional que a CF lhes assegura”, disse o ministro.

ORGULHO

Um pelicano dá um exemplo de amizade e fidelidade e continua a visitar o homem que salvou sua vida. Ovi, como é chamado, visita o amigo Omar El Oud todos os dias no restaurante da família, em Beirute, no Líbano. El Oud pescava com seu pai, Ali, quando viu o pelicano em perigo. “Ele sangrava por causa de uma lesão na perna e faltavam penas para que ele pudesse voar”, disse Omar. Rapidamente, eles levaram o pelicano para a costa e Omar pediu ajuda ao Lebanese Wildlife, um grupo de reabilitação de animais. Graças a eles e ao resgate, o pelicano foi salvo.

VERGONHA

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante por maus-tratos aos animais em Vacaria (RS), no sábado (3/10). Ele mantinha três cachorros acorrentados, sem água e comida. Além disso, os animais estavam com perda de peso, desidratados, debilitados e em um local insalubre. De acordo com o delegado Ancelmo Camargo, a Polícia Civil recebeu denúncias de uma ONG sobre a situação. Essa foi a primeira prisão por esse tipo de crime no município, com base na nova lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (29). O autor dos maus-tratos foi conduzido pela Brigada Militar até a delegacia e, após, encaminhado para o Presídio Estadual de Vacaria. Os animais foram recolhidos por voluntários da ONG Amigo dos Bichos e devem receber tratamento veterinário.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes