BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

PF deflagra operação no Amazonas e em mais três estados


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30), a Operação 'Apachetas', buscando desarticular, ao menos, três organizações criminosas que controlam o tráfico internacional de drogas, o comércio ilegal de armas e cometem lavagem de dinheiro no Amazonas, Maranhão, Rondônia e Pará. Cerca de 600 kg de drogas foram apreendidas, mas o número de mandados de prisão cumpridos não foi divulgado.

O esquema começou a ser investigado em 2017, quando os agentes descobriram uma ligação de membros de associações criminosas da região da baixada maranhense com criminosos de outros estados como o Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão. Segundo a polícia, os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.

Durante as investigações que apuram o caso, já foram apreendidos aproximadamente 600 kg de cocaína. Além disso, foi desmanchado um laboratório próprio para manipulação de drogas, que incluía balanças de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para o refino da substância ilícita.

Ao todo, a Polícia Federal representou judicialmente por 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, que foram expedidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.

Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus (AM), Castanhal (PA), Vilhena (RO), e em  Pinheiro (MA).  A ação contou com a participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 investigadores da Polícia Civil do Maranhão - PCMA, os quais auxiliaram nas buscas com a utilização de dois cães farejadores.

Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 anos de reclusão.

Fonte: Portal Em Tempo

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.