Ir para o conteúdo

Pesquisa Perspectiva aponta Lula com 12% de vantagem sobre Bolsonaro no Amazonas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como franco favorito em uma disputa direta com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados são da pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião, divulgados nesta quarta-feira (24). A reportagem é do site Real Time 1.

No total, Lula já aparece em primeiro lugar, com 38,3% das intenções de voto, contra 27,8% do atual presidente, apresentando uma diferença de 10,5% na pergunta estimulada em 1ª opção.

A pesquisa estimulada também foi adotada pela Perspectiva para levantar o potencial de votos entre Lula e Bolsonaro. O potencial de votos é resultado da média entre as intenções de votos e a rejeição de cada candidato. Neste caso, a vantagem do petista sobe para 12% sobre o presidente, que contabiliza 32,4% contra os 44,4% de Lula.

A empresa ouviu eleitores em Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Tabatinga e Humaitá.

Cenário geral

Mundaça em Manaus

Em 2018, Bolsonaro obteve 686.999 votos (65,72%) em Manaus, mas os dados da Perspectiva podem soar como um prenúncio de mudança entre o eleitorado da capital amazonense. Isto porque, quando analisados os eleitores de Lula e Bolsonaro pelos cruzamentos com as Variáveis de Controle, percebe-se que, em relação a local, há um empate técnico em Manaus, com 30% para o petista e 28% para o presidente.

No interior, segundo a pesquisa, Lula mostra maior poderio eleitoral, com 50% contra 27%, uma vantagem de 23 pontos percentuais.

Quando somadas 1ª e 2ª rejeições, Jair Bolsonaro (39,2%) e Lula (32,2%) são os mais mencionados.

Outros nomes

A pesquisa apresentou outros nomes na pesquisa estimulada. Numa escolhe para a primeira opção, depois de Lula e Bolsonaro, aparecem empatados tecnicamente, Sérgio Moro (7,6%), Ciro Gomes (5,3%) e Luciano Huck (4,6%).

João Dória ficou em sexto, com 2,8%, seguido por João Amoedo, com 1,2% em sétimo, e por Guilherme Boulos, 1,0%, em oitavo. Os dois últimos colocados foram Álvaro Dias, com 0,7%, e Flávio Dino, com 0,1%.

Aprovação de Bolsonaro está em queda no Amazonas

Um dado curioso revelado na pesquisa é que o terceiro com maior potencial de rejeição é o apresentador de TV, Luciano Huck (17,7%), que não é um player tradicional da política brasileira e nunca concorreu a nenhum cargo político.

Dados da pesquisa

A pesquisa ouviu 1.670 entrevistados entre os dias 16 e 23 de março. A margem de erro é de 2,4%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

Os dados completos podem ser vistos abaixo.

JOB 003 - PESQUISA DE OPINIÃO - 01 PARTE.pdf
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes