Ir para o conteúdo

Pesquisa EAS coloca Amazonino e David no 2º turno, mas indecisos somam 69%

A EAS Consultoria Estatística divulgou nesta quarta-feira, 16/09, a última pesquisa eleitoral com intenção de voto dos eleitores de Manaus antes da convenções que oficializaram 11 candidatos a prefeito. A coleta de dados foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro e , no total 1.200, pessoas foram entrevistadas em pesquisa espontânea e estimulada.

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado ao eleitor nenhum nome de candidato ou foto, Amazonino Mendes (Podemos) aparece na frente, com 15,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece David Almeida (Avante) com 5,1%, seguido de Coronel Alfredo Menezes (Patriota) com 2%.

Na pesquisa estimulada, quando é apresentado ao eleitor o nome ou foto do candidato, Amazonino Mendes também lidera chegando a 31,6% das intenções. David Almeida vem em seguida com 15% e em terceiro José Ricardo (PT) com 6,3%.

Números da pesquisa espontânea EAS
Números da pesquisa espontânea

Indecisos

O número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea ainda é considerado alto. Segundo os dados estatísticos da EAS, 69,6% dos eleitores estão indecisos, ou seja, uma média de 835 dos 1.200 entrevistados responderam que não sabem em quem vão votar no dia 15 de novembro, primeiro turno da eleição.

Com a oficialização de 11 dos 21 pré-candidatos, a tendência é que com a definição de nomes pelos partidos o número de indecisos comece a cair. Foi o que apontou o responsável pela pesquisa, o matemático e consultor estatístico Edmilson de Araújo Silva.

“Eu acredito que essa questão vai ser resolvida a partir de hoje quando os partidos já tem os candidatos majoritários. A partir de agora esse número deve cair assustadoramente, a medida que vai se aproximando o dia da eleição”, opinou Edmilson.

Números da pesquisa estimulada EAS
Números da pesquisa estimulada

Candidatos

Alberto Neto (Republicanos) e vice Orsine Júnior (PMN); Alfredo Nascimento (PL) e vice Conceição Sampaio (PSDB); Alfredo Menezes (Patriota) e vice Rafael Costa e Silva (Patriota); Amazonino Mendes (Podemos) e vice Wilker Barreto (Podemos); Chico Preto (DC) e vice Augusto Cézar (DC); David Almeida (Avante) e vice Marcos Rotta (DEM); Gilberto Vasconcelos (PSTU) e vice Maria Auxiliadora Oliveira de Castro (PSTU); José Ricardo (PT) e vice Marklize Siqueira (PSOL); Marcelo Amil (PCdoB) e vice Dora Brasil (PCdoB); Ricardo Nicolau (PSD) e vice Dr. George Lins (Progressista) e Romero Reis (Novo) e vice Eduardo Costa (Novo).

Rejeição EAS para prefeito de Manaus
Confira a rejeição de cada candidato, segundo a EAS
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes