Ir para o conteúdo

Pesca ornamental contribui para o desenvolvimento econômico do Amazonas

O mercado de peixes ornamentais no Amazonas vem alcançando bons resultados e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado, com a implementação de medidas que ajudaram os exportadores a diminuírem os impactos causados pela pandemia de Covid-19. A atividade, que é acompanhada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), possibilita a geração de emprego e renda, além de promover a cultura da pesca ornamental do Amazonas em países da Europa, Ásia e América do Norte, que estão entre os maiores compradores estrangeiros das espécies locais.

“A pesca ornamental é uma das atividades do setor da pesca, assim como a pesca esportiva, pesca manejada e a pesca artesanal. É uma atividade que, historicamente, sempre teve uma presença marcante na produção de peixe ornamental do Brasil, já conseguimos ser um dos maiores produtores e exportadores de peixe ornamental”, ressaltou o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim.

Antes concentrada na região do Alto Rio Negro, em municípios como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, a pesca ornamental já é realizada como atividade econômica em cerca de 20 municípios do Amazonas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes