Ir para o conteúdo

Política de raça e gênero é vista como obstáculo por advogado que quer ser presidente da OAB-AM

Em um áudio disparado no grupo de advogados no WhatsApp intitulado 'Ordem para a advocacia AM’, o advogado Paulo Mafioletti declara aos demais membros que a decisão do Conselho Federal da OAB de reduzir as desigualdades de raça e gênero, ao exigir cota para as mulheres e negros, é uma forma de dificultar a homologação de chapas para concorrer à presidência da seccional Amazonas. Ele quer ser presidente da OAB-AM em eleição que acontece no dia 16 de novembro.

Em um determinado trecho do áudio em que ele pede para que os colegas preencham a lista para compro chapa, Paulo Mafioletti refere-se aos advogados negros como obstáculo para conseguir fechar uma chapa.

"Cada advogado preenche a sua declaração e deve seguir aqueles encaminhamentos que tem lá no edital, não é uma coisa tão simples, e precisamos de colegas advogadas mulheres, porque o edital aí que cria dificuldades, é fifty, fifty, 50% de mulher e 50% de homem e dentro disso, ainda tem a parada aí envolvendo que tem que ter 30% de colegas (risos) negros, negras ou autodeclaráveis, então, olha só a dificuldade que criam pra você formar uma chapa", diz.

No dia 14 de dezembro de 2020, o Conselho Federal da OAB, em reunião histórica, aprovou a paridade de gênero, por aclamação, e a cota de 30% de negros, por maioria para as eleições seguintes.

São admitidas apenas as chapas que atenderem ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero e pelo menos 30% de advogados negros e de advogadas negras, assim considerados os inscritos na OAB Amazonas.

Prazo

Esta sexta-feira, 15 de outubro, é o prazo final para a inscrição das chapas interessadas em concorrer às eleições da OAB-AM para o triênio 2022-2024.

As eleições estão definidas para o dia 16 de novembro, no período entre 9h e 17h, em local a ser anunciado pela Comissão Eleitoral da OAB. Poderão votar apenas advogados adimplentes até a véspera do pleito.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes