Ir para o conteúdo

Parintins terá Unidade Demonstrativa do Idam voltada para produção animal, em 2024

A iniciativa visa incentivar a produção bovina e bubalina no município, por meio de boas práticas relacionadas à nutrição, genética e manejo

Em 2024, Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) terá uma unidade demonstrativa (UD) de pastejo rotacionado, iniciativa voltada para a melhoria e incentivo à produção animal, por meio de ações relacionadas à nutrição, genética e manejo no município. À frente da empreitada está o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que já deu início ao projeto de instalação da unidade.

O pastejo rotacionado é um sistema de manejo que subdivide a pastagem em piquetes e resulta na melhora da nutrição do rebanho, ao mesmo tempo em que contribui para a renovação da pastagem e mantém o solo mais conservado e produtivo. Dessa forma, espera-se resultados mais expressivos no médio e longo prazo, com garantia de rentabilidade aos produtores.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca que a instalação da UD, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2024, tem como objetivo promover, entre os produtores rurais, a utilização de práticas assertivas na criação de animais, com foco nos benefícios do pastejo rotacionado para alavancar a qualidade da produção de origem da bovinocultura.

“No Amazonas, o manejo do pastejo rotacionado, seja na bovinocultura leiteira ou de corte, proporciona aos pecuaristas uma melhor utilização da área, reduz desmatamento e custos, tornando a atividade ainda rentável aos produtores rurais. Por isso, queremos incentivar a prática, e melhorar a produção e o lucro dos pecuaristas, conforme determinação do governador Wilson Lima”, pontuou Alvino.

O uso das boas práticas de manejo e do pastejo rotacionado visam o aumento da produtividade e a redução da área explorada para criação de gado. Os métodos utilizados na UD servirão como referência de boas práticas para produtores no Baixo Amazonas.

Unidade demonstrativa

A UD será implementada pelo Idam, por meio da coordenação do Projeto Prioritário da Bovinocultura, sob coordenação da unidade local (UnLoc) Idam/Parintins.

De acordo com o Idam UD, os métodos utilizados serão adequados às características peculiares da região Amazônica para garantir crescimento, reprodução e produção, seja de bovinos e bubalinos para leite ou carne.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes