Ir para o conteúdo

Parintins terá coleta seletiva durante o 54º Festival Folclórico

A partir do dia 23 de junho, as ruas de Parintins (a 369 km de Manaus) receberão mais de 40 ecopontos, nos quais a população e os turistas poderão deixar os resíduos recicláveis durante o 54º Festival Folclórico. O trabalho faz parte da ação “Dois pra lá, Dois pra cá”, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Parintins, e encerra as ações da campanha ‘Junho Verde’ no estado.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) serão instalados nos principais pontos turísticos do município e em locais de grande fluxo de visitantes durante os dias de festa, como os palcos alternativos. A ação será realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), com apoio de Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.

O trabalho de coleta seletiva prossegue até o dia 1º de julho, data da apuração do festival e festa da vitória. A atividade contará com um caminhão exclusivo para a realização do trabalho e uma central de triagem. “O nosso objetivo é plantar essa semente para que o trabalho prossiga após o Festival e que vire uma ação regular. Parintins é o segundo maior município do estado, por isso se faz necessário que também sirva de exemplo para outros no quesito do tratamento dos resíduos”, disse o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Respeito ao meio ambiente – Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a ação faz com que o respeito ao meio ambiente seja colocado em prática durante a festa. “O Festival é conhecido pelas belas toadas que falam da questão ambiental, mas a grande quantidade de pessoas que vão para o município acaba sendo um gerador de resíduos que deixa um legado negativo para a cidade. Queremos mudar isso e promover, em conjunto, mais consciência ambiental e gerar renda para os catadores do município”, destacou.

O prefeito Frank Bi Garcia comemorou a parceria para a coleta seletiva na cidade, firmada no último fim de semana durante ação da Sema e Ipaam em Parintins. “Visitei algumas cidades do Sul do país e vi de perto modelos que podemos instalar aqui. O que falta, na grande parte das vezes, são boas parcerias como esta que estamos fazendo com o Ipaam e Sema. Tudo o que estiver ao alcance da prefeitura iremos fazer, como o aluguel do galpão para ser a central de triagem para os catadores e o caminhão para fazer a coleta, entre outras ações”, completou o prefeito.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes