Ir para o conteúdo

Seis dias após o enceramento do Festival dos Bois de Pano começa neste sábado, 06, a programação da tradicional festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins (a 367 quilômetros de Manaus). Os organizadores do círio com a imagem da santa esperam mais de dez mil fiéis para a abertura dos festejos que reunirão católicos de toda a região do Baixo Amazonas e parintinenses residentes em Manaus que visitam a Ilha durante as dez noites de celebrações religiosas e o grande arraial na praça da catedral. A festa acontece até o dia 16, quando se celebra o dia da Virgem do Carmelo.

Os organizadores dos festejos trabalham há mais de 90 dias nos preparativos. A atenção maior está na programação religiosa que, neste ano de 2019, refletirá o tema “Maria, Mãe dos Povos da Amazônia”, com o lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Durante os últimos três meses a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi levada em peregrinação a várias comunidades e paróquias da diocese de Parintins e hoje acontece o translado da comunidade Vila Amazônia, a vinte minutos da sede do município, para o Cais do Porto, onde será recepcionada pelos fiéis católicos. Do Porto da cidade a imagem será levada em carreata até a Igreja de São José Operário, de onde sairá o Círio, às 18 horas para a Catedral, no centro da Ilha, onde acontece a missa de abertura dos programas religioso e social.

Devoção

O ponto alto dos festejos à padroeira dos parintinenses acontece no dia 16, quando uma multidão de fiéis se une em orações e pagamentos de promessas pelas ruas da cidade numa peregrinação que reúne, entre 25 e 30 mil pessoas.  

Para o círio da tarde de hoje, moradores das ruas e avenidas por onde a imagem passará iniciaram a ornamentação das casas, calçadas e o leito das ruas para a passagem da santa. Casas enfeitadas, ruas decoradas, fogos, balões e aplausos são manifestações de carinho pela padroeira que os ilhéus sempre se dispuseram organizar.

A Programação deste sábado começa as 06h00min com a celebração da santa missa na Catedral. Às 08h00min acontece a recepção da imagem trazida pelo Círio Fluvial até o Porto da Cidade, seguido de carreata até a Igreja de São José Operário. Às 18h00min, da Paróquia de São José Operário, sai o Círio com a Imagem da Santa percorrendo a Av. Nações Unidas, Rua Senador Álvaro Maia, Av. Amazonas até a Catedral Diocesana, seguida da Santa Missa celebrada pelo Bispo Giuliano Frigenni e padres da Diocese.

Texto: Floriano Lins – Parintins AM

Foto: Círio Fluvial/ Alvorada Parintins 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes