Ir para o conteúdo

Operação Uiara III desarticula organização envolvida em garimpo ilegal no AM

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares, em Jutaí

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Uiara III, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à prática de garimpo ilegal e demais crimes conexos, como corrupção ativa e passiva, crimes ambientais, ocorrendo em sua maior parte em Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus). As penas, somadas, podem ultrapassar a 20 anos de reclusão.

A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e do COT (Comando de Operações Táticas). Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo/funções públicas e acesso à prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

Na Operação Uiara I, que teve por objetivo a desintrusão de garimpeiros ilegais na região de Autazes/AM e Nova Olinda do Norte/AM, foram destruídas 131 balsas, sendo três pessoas presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira.

Na segunda fase da operação, que teve por objetivo a desintrusão de garimpeiros ilegais na região de Borba/AM, foram destruídas 34 balsas.

De acordo com a PF, atualmente,  toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a desintrusão de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes