Ir para o conteúdo

Operação desmantela esquema de golpes online usando fotos de policiais do AM

Polícia cumpriu quatro mandados de prisão preventiva no Amapá

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e Departamento de Investigação e Polícia Judiciária (DIPJ), com apoio da Polícia Civil do Amapá (PC-AP), deflagrou nesta quinta-feira (15/02), a Operação Loki e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva no Amapá, em torno de uma organização criminosa que se passava por autoridades policiais para aplicar golpes em supostas comercialização de veículos.

Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que as investigações iniciaram após as equipes tomarem conhecimento sobre fraudes que estavam sendo praticadas usando as imagens de autoridades policiais.

“As vítimas tiveram grandes prejuízos financeiros em vários estados brasileiros. Ressalto aqui o cuidado que a população deve ter ao tentar adquirir algum produto por meio virtual. É importante ter cautela para que não acabe sendo vítima de golpistas”, ressaltou Fraga.

Na ocasião, o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, contou que foi vítima dos criminosos, e que eles estavam utilizando a imagem dele para a prática criminosa. A autoridade policial disse que recebeu diversas denúncias pelas redes sociais sobre estarem utilizando a sua foto para uma suposta venda de veículos.

“Juntei todo o material que recebi e registrei um Boletim de Ocorrência (BO) na Dercc, onde fui ouvido em termo de declaração e dado andamento ao inquérito policial. Destaco aqui o trabalho exitoso dos policiais que chegaram a autoria”, salientou Torres.

O diretor-presidente do Detran, delegado Rodrigo de Sá, que também foi vítima dos infratores, parabenizou o êxito da ação e disse que foi uma operação complexa, mas que trouxe resultados, retirando os autores de circulação. No entanto, a PC-AM também vai investigar outros grupos que tenham envolvimento nesses tipos de crimes.

“Se você visualizar qualquer imagem em sites ou redes sociais, em comercialização de veículos utilizando minha foto ou de qualquer autoridade policial, pedindo para realizar depósitos em dinheiro ou via pix, trata-se de golpe. Fica aqui o pedido para que a população tenha o máximo cuidado e não caia nesse tipo de fraude”, alertou Rodrigo de Sá.

Investigações

Conforme o delegado Antônio Rondon, titular da Dercc, as investigações iniciaram em agosto de 2023 para apurar a atuação do grupo criminoso que se passava por autoridades policiais (delegados de polícia), inclusive utilizaram a foto do delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres.

“O perfil utilizava o nome Davi Alencar e ofertava suposta venda de veículos por intermédio de leilão, sendo que as vítima achavam que estavam negociando com a respectiva autoridade policial, assim acabavam fazendo o pagamento para ter o suposto automóvel, sendo que na verdade estavam caindo em um golpe”, relatou o delegado.

Foram identificadas diversas vítimas no Amazonas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e outros estados do país.

A investigação iniciou com o registro de ocorrência feito pelo delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, e teve apoio irrestrito do DIPJ, chefiado pelo delegado Denis Pinho, além do Departamento de Inteligência do Mato Grosso do Sul e do Amapá.

“Foram feitas interceptações telefônicas que constataram que os executores do golpe já estavam reclusos no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), sendo eles Alex Silva da Silva, 23; Gelvane Brito da Silva, 30; Gibson dos Santos Silva, 24; e Márcio Cley Melo de Carvalho, 22”, disse Rondon.

Os mandados de prisão em nome dos indivíduos foram deferidos pela Justiça do Amazonas e cumpridos na quinta-feira (15/02) no estado do Amapá.

Ainda segundo o titular da Dercc, as diligências apontaram que o núcleo principal era responsável por articular os crimes de estelionato virtual, já o segundo núcleo por emprestar suas respectivas contas correntes para que as vítimas fizessem as transferências ilícitas.

Na ocasião foram apreendidos aparelhos celulares e demais objetos de interesse da investigação. Todos os presos passarão por audiência de custódia e permanecerão reclusos no presídio de Macapá.

Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo 10 na capital Macapá e mais 3 nas cidades de Pracuuba, Laranjal do Jari e Santana, no interior daquele estado.

Loki é um Deus da mitologia nórdica. É um deus da trapaça e da travessura e do fogo, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes