BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Operação desarticula grupo criminoso que fraudava documentos de veículos


Funcionários, estagiários e ex-estagiários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e despachantes foram presos, na manhã desta quarta-feira, durante operação Sanguessuga, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Investigações da Polícia Civil (PC) indicam que o grupo integrava uma organização criminosa suspeita de fraudar mais de R$ 30 milhões em impostos estaduais e federais do Amazonas.

Mais de 300 policiais foram enviados para as ruas para dar cumprimento a 83 ordens judiciais entre mandados de prisão e busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em Manaus, com maior concentração na sede do Detran e em escritórios de despachos e em auto escolas e no interior.

Conforme a SSP, a operação Sanguessuga é fruto de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) a partir de informações repassadas pelo Detran-AM.

O diretor-presidente do Detran, delegado Rodrigo Sá Barbosa, informou que há cerca de um ano já havia repassado à PC informações sobre fraudes praticadas por funcionários e ex-funcionários com auxílio de despachantes. Segundo ele, uma das práticas consistia em fraudar documentos de veículos com incentivos de ICMS concedidos pela Zona Franca.

Entre os presos estão 16 despachantes, um vistoriador, sete funcionários do Detran, um ex-funcionário, três ex-estagiários e um estagiário. Todos eles são suspeitos de estarem atuando por mais de um ano dentro do órgão e com essas fraudes, cegaram a causar um prejuízo estimado de mais de R$ 30 milhões em impostos estaduais e federais do Amazonas.

Durante a operação, mais de 35 veículos comprados de forma fraudulenta com dinheiro arrecadado pelas fraudes, foram apreendidos pela polícia.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.