Ir para o conteúdo

Operação Elemento 79 desarticula esquema de venda de ouro no Amazonas

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira, 27/02, a “Operação elemento 79”. O objetivo era desarticular uma organização criminosa suspeita de diversos crimes que envolvem a comercialização e produção de ouro na Zona Franca de Manaus. A organização criminosa utilizava uma complexa estrutura empresarial para simular a comercialização de ouro obtido de forma ilegal, além de usufruir ilicitamente dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.

De acordo com a polícia, o grupo criava de lastro fictício de ouro, valendo-se de remessas de ‘prata fantasiada de ouro’ para simular a movimentação entre as empresas envolvidas. O estoque fictício do ouro permite a obtenção do produto de origem indeterminada.

O dano estimado até o momento é de aproximadamente R$ 30 milhões de reais e o esquema pode ser considerado um mais dos sofisticados já investigados no setor de comercialização de ouro do país, além de envolver fraudes na utilização de benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.

Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão, em cinco Estados: Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Roraima. Além dos mandados de busca, serão cumpridas 4 prisões preventivas, 1 prisão temporária, 10 Medidas substitutivas de prisão preventiva.

***

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes