Ir para o conteúdo

Onze municípios estão “Estado de Atenção”, diz Defesa Civil

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas, emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira, 14, de que 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira, estão em “Estado de Atenção” devido a falta de chuvas e diminuição do volume de água nas regiões.

“O Estado de Atenção é o primeiro estágio do desastre. Esse é o momento em que as Defesas Civis Municipais, devem identificar as áreas que podem ser atingidas, com previsão de afetados, isolamento de área e assim preparar os municípios para ações de resposta, caso haja evolução do cenário”, ressaltou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Júnior.

O boletim foi emitido para os municípios de Guajará, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna e Envira, na calha do Juruá; Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini, da calha do Purus; Humaitá e Manicoré, na calha do Madeira.

De acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), as bacias do Juruá, Purus e Madeira, estão no trimestre mais seco do ano. É característico deste período, a baixa pluviosidade. Mas em 2017, neste intervalo de tempo, as chuvas foram abaixo da média do que era previsto.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes