Ir para o conteúdo

OMS sugere que coronavírus não surgiu em laboratório e passou de morcegos para humanos por animal intermediário

Investigação da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a origem da pandemia da Covid-19 aponta que animal ainda não identificado foi o responsável pela transmissão do vírus Sars-CoV-2. Pesquisa foi iniciada como uma missão atribuída pela OMS a Wuhan e outras cidades da China e terá relatório oficial será divulgado na manhã desta terça-feira, 30.

Conclusões até o momento

Com a solicitação da OMS, 10 pesquisadores internacionais trabalharam por duas semanas na pesquisa e puderam concluir que a transmissão do Sars-CoV-2 de morcegos aconteceu pelo intermédio de algum outro animal. O hospedeiro responsável por infectar os humanos, entretanto, ainda não identificado.

O relatório confirma as previsões apresentadas pelos pesquisadores, em coletiva de imprensa, em fevereiro de 2021, na cidade de Wuhan. Os cientistas ainda descartam a possibilidade que o novo coronavírus tenha origem em laboratório, além disso, sugere que a transmissão não tenha iniciado no mercado de Wuhan, local onde a doença foi detectada pela primeira vez, em dezembro de 2019. Entretanto, por orientações da OMS, mantêm as hipóteses em aberto e continuam os estudos e análises.

Missão impossível?

Nesta terça-feira, 30, em entrevista à Rádio 4 da BBC, do Reino Unido, o enviado especial da OMS para a covid-19, David Nabarro, explicou a grande dificuldade existente no processo de descobrir de onde surgiu o coronavírus. “Não sabemos a origem precisa do vírus HIV, não sabemos a origem precisa do ebola e levará muito tempo para descobrirmos a origem precisa da covid-19”, pontua.

Apesar de as hipóteses serem muitas, Nabarro ressalta que levará tempo para se chegar a uma conclusão. Inicialmente, a investigação da OMS começaria em janeiro. Entretanto, sofreu atrasos devida preocupação quanto ao acesso aos locais necessários. Disputas entre a China e Estados Unidos também foram cruciais nesse processo, uma vez que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a acusar o Instituto de Virologia de Wuhan, de ter deixado o vírus escapar de seu laboratório e de ser responsável por originar a pandemia.

Fonte: Portal Opção

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes