Ir para o conteúdo

Omar Aziz abre trabalhos da CPI com pronunciamento de repúdio à qualquer tentativa de intimidação ao Congresso

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Pandemia), senador Omar Aziz (PSD-AM), abriu os trabalhos do colegiado, nesta terça-feira, 10/08, com um pronunciamento forte contra qualquer tentativa de intimidação ao parlamento. O comunicado do parlamentar é em referência ao desfile de blindados das Forças Armadas no mesmo dia em que o Congresso tem como pauta a votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que institui o voto impresso.

“O presidente cria uma encenação, uma coreografia, para mostrar que tem o controle das Forças Armadas e pode fazer o que quiser com o país. É um absurdo inaceitável. Não é um teatro sem consequências, mas um ataque frontal à democracia que precisa ser repudiado”, destacou o senador em pronuciamento.

O senador lembrou, ainda, que desfiles como este servem para mostrar força de uma nação para conter inimigos. “O que não é o caso”, destacou.

“O papel das Forças Armadas é defender a democracia, não ameaçá-la. As Forças Armadas jamais podem ser usadas para intimidar sua população, seus adversários, atacar a oposição legitimamente constituída. Não há nenhuma previsão constitucional para isso”, defendeu o parlamentar”.

Omar encerrou o comunicado afirmando que não deixarão que haja atentados contra a democracia e enfatizou que a mesma é inegociável. “A democracia tem instrumentos para defender a própria democracia contra arroubos golpistas.  Agressões à Constituição não são legítimas. Defender golpe não é aceitável. E defender o fim da democracia precisa ser punido com o rigor da lei. Nós, os democratas, estamos aqui a postos para defender a democracia e o nosso país com os instrumentos que a Constituição nos confere”.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes