Ir para o conteúdo

Ocupação de UTIs cresce em Goiânia diante de transmissão comunitária da variante Delta

Os estabelecimentos de ensino de Goiânia, da etapa infantil à superior, poderão receber até 50% de seus alunos nas aulas presenciais a partir desta quarta-feira (23). A regra foi estabelecida pelo decreto 3.347/21, publicado como suplemento no Diário Oficial do Município na tarde de terça-feira (22). No mesmo documento, a Prefeitura permitiu o aumento de clientes em bares, restaurantes e similares.

As novas regras com limitações de atividades no contexto do combate à pandemia de Covid-19 valem até o dia 6 de julho. O decreto prevê, porém, que elas podem ser alteradas se a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com a doença permanecerem com taxa de ocupação abaixo de 70% por cinco dias seguidos durante seu respectivo vigor.

Para o cálculo de capacidade das salas de aula, o decreto determina que existam 2,25 metros quadrados por aluno. Além disso, é preciso garantir a distância de 1,5 metro entre eles e também em relação aos professores. No decreto que vigorou até esta terça, não havia a limitação por porcentual. Em relação aos cursos livres oferecidos dentro de escolas e universidades, a ocupação foi ampliada, de 30% para 50%.

Preocupação em Goiás

Prática

Diretores de escolas do ensino infantil, fundamental é médio dizem que, na prática, a mudança não terá muita influência. “Pelo fato do distanciamento linear de 1,5m e a área de 2,25 m² por aluno na sala de aula terem sido mantidos, este aumento para 50% da capacidade total da escola pouco impactará a quantidade de alunos que poderão frequentá-la, pois a referência para o cálculo deve ser cada sala de aula”, diz Thiago Oliveira, diretor do Colégio Integrado, que tem cerca de 1,1 mil matrículas nos ensinos médio e fundamental. Para comportar os limites dos decretos municipais, a escola tem oferecido ensino híbrido e rodízio semanal entre os estudantes. “Os dois grupos serão mantidos”, diz.

Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sepe), Flávio Roberto de Castro também acredita que a alteração não trará mais alunos para dentro das escolas, especialmente no ensino infantil. “Não vai aumentar muito o número de alunos, pela realidade do tamanho das salas. São poucas as escolas que têm salas tão grandes; só salas com 100 ou 150 metros quadrados possibilitarão mais alunos”, afirma.

Com mil alunos matriculados nos ensinos infantil e fundamental, o Externato São José tem operado com 30% da capacidade nas salas de aula. De acordo com a diretora pedagógica da escola, Tatiana Santana, desta forma tem sido possível manter um ambiente escolar seguro em relação à pandemia. “Se respeitarmos todos os cuidados, como o distanciamento exigido, higienização devida e os usos de máscara e álcool em gel, a vida escolar tem meios de começar a voltar à normalidade”, diz.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes