Ir para o conteúdo

Apesar da instabilidade climática, a Prefeitura de Manaus tem atuado de forma célere para concluir a obra de implantação da nova ponte da avenida Brasil, na Compensa, zona Oeste, que entra na segunda fase do projeto esta semana.

A obra, realizada por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), segue com a execução dos blocos de fundação para, em seguida, receber as vigas metálicas que irão sustentar a nova estrutura com o dobro do tamanho da antiga.

O subsecretário de Obras Públicas, Madson Rodrigues, ressaltou que esta fase é de extrema importância, pois é o que vai preceder todo o escoramento da estrutura. “Diferente da antiga ponte, feita de gabião, estamos trabalhando com uma estrutura mais moderna desde a instalação dos blocos de fundação, para que sirva de base para as próximas décadas”, explicou.

As vigas de sustentação terão 15 metros de comprimento, sendo feitas inteiramente de aço. Após a cura do tabuleiro da ponte, a obra segue com o recapeamento asfáltico e, por fim, a liberação do tráfego da via. A previsão é de que os trabalhos finalizem ainda no primeiro semestre deste ano.

Condutores de veículos de passeio, que trafegam nesse sentido da avenida, devem utilizar uma ponte provisória à direita da via e seguir no trajeto normal. A opção para veículos pesados, inclusive linhas de ônibus que trafegam no bairro, é seguir pela rua Tobias Barreto, que ficará em sentido único durante a obra, até a avenida Compensa para alcançar a avenida Brasil e seguir em direção ao Centro.

Trânsito

Para dar mais fluidez à rua Tobias Barreto, o lado direito da via – no sentido avenida Brasil para a avenida Compensa -, terá proibição de estacionamento com placas de regulamentação. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estão no trecho interditado e farão o monitoramento do trânsito para orientar condutores sobre os desvios.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) também destacou que o itinerário das linhas de ônibus 002, 110, 113, 115, 118, 122, 123, 124, 126, 127, 211 e 542, no sentido bairro/Centro, será normal até avenida Brasil, seguindo pela rua Oscar Borel (por trás do Mini Shopping da Compensa), pegando pela rua Tobias Barreto, avenida da Compensa, avenida Brasil, voltando ao itinerário normal.

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes