Ir para o conteúdo

Obras de recuperação das vias do Distrito Industrial devem começar ainda neste semestre

Vencidos os trâmites burocráticos, a Prefeitura de Manaus se prepara para lançar, após o período de Carnaval, o edital de licitação das obras de revitalização do Distrito Industrial. Os trabalhos serão executados em três lotes, iniciando pelos serviços de recuperação da malha viária até a implantação de redes de drenagem profunda.

Depois de meses de planejamento e desembaraço jurídico, o projeto de revitalização se prepara para entrar em nova fase. Durante reunião realizada nesta quarta-feira, dia 24/1, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), zona Centro-Sul, o vice-prefeito e secretário da pasta, Marcos Rotta, e o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino, alinharam os detalhes finais para execução das obras.

Rotta ressaltou que a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, baseado na avaliação técnica dos engenheiros da Seminf, é para dar continuidade à revitalização do Distrito por lotes. “Há toda uma boa vontade de ambas as partes para que a gente possa discutir e eliminar percalços.  A meta é, logo após o Carnaval, lançarmos o edital de licitação para darmos ao Distrito a atenção que merece e que o prefeito vem reclamando há algum tempo”, ressaltou o vice-prefeito.

A divisão do projeto executivo em três lotes levou em consideração toda a geografia da área do Distrito Industrial, a tipologia do solo e os problemas encontrados nas vias. Além de um melhor andamento no cronograma das obras, a medida também favorece a redução dos custos de logística, com canteiros de obras mais bem distribuídos.

“Questões mais simples, como recapeamentos, serão executados no primeiro lote e serviços intermediários serão feitos no segundo. Já serviços mais complexos, que são em menor quantidade, podem ser solucionados no terceiro lote”, explicou o superintendente Appio Tolentino.

As ações de revitalização das vias do Distrito Industrial serão feitas por meio de recursos do Ministério do Planejamento, que destacou a liberação de R$ 150 milhões, garantidos no Tesouro Nacional. “Foi feito um grande esforço entre o poder público e a Suframa e conseguimos afinar nossas ações para que, em breve, possamos lançar esse edital e termos de volta o cartão-postal da Zona Franca de Manaus, que é o Distrito Industrial”, finalizou o superintendente.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes