Ir para o conteúdo
Covid-19óbitosboletimFVSAmazonas

Óbitos por Covid-19 no Amazonas continuam em queda

Os óbitos tendo o novo coronavírus (Covid-19) como causa confirmada continuam em queda, no Amazonas. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais seis mortes, sendo cinco na capital e uma no município de Manacapuru. De acordo com a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), a inclusão de óbitos ocorridos em outros meses do ano é resultado de uma revisão epidemiológica feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

A revisão segue os novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 a partir de avaliação clínico-epidemiológica e exames de imagens. Com isso, óbitos que ocorreram no pico da pandemia, e que não tiveram diagnósticos conclusivos, estão sendo investigados e serão incluídos na contagem geral do Amazonas.

“Há uma atualização desses óbitos, baseada na revisão e investigação desses casos. Então, a partir das diretrizes que são definidas pelo Ministério da Saúde, principalmente relacionada aos exames complementares, diagnóstico e confirmação do óbito por Covid, a Secretaria de Saúde de Manaus e a Fundação de Vigilância em Saúde têm feitos esforços para atualizar esses óbitos, investigar de maneira adequada e atualizar esses números aqui no Estado”, informou o diretor técnico da FVS, Cristiano Fernandes.

Segundo Cristiano, é possível afirmar, com base nos últimos Boletins Epidemiológicos da FVS, que os óbitos no Amazonas seguem em desaceleração.

“Os dados mostram essa queda, a desaceleração aqui no Estado tanto relacionado aos óbitos, tanto nos casos de internações em leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nós temos cerca de 80 pacientes que se encontram hospitalizados em UTI. Ou seja, são casos graves e provavelmente alguns desses pacientes podem evoluir para o óbito nos próximos dias. Esses dados têm sido avaliados de forma criteriosa, cuidadosa pela FVS, em parceria com a Susam”, ressaltou o diretor.

Conforme os números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), nesta segunda-feira (10/08), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era de 26%. Em relação aos leitos clínicos Covid a taxa de ocupação estava em 27,3%.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes