Ir para o conteúdo

O que terá feito o diretor da PF para Bolsonaro querer tanto a troca?

Quando todos achavam que a crise interna havia amenizado, eis que a bomba surge no meio da madrugada: o presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. O ato assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro consta na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, que começou a circular na calada da noite.

Fica ou sai?

De acordo com a Veja, a história do ministro da Justiça, Sergio Moro, no governo de Jair Bolsonaro está próxima do fim. Segundo fontes próximas, ele deve pedir demissão nesta sexta, depois de o presidente ter exonerado o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. Tudo sempre pode mudar, mas até os mais próximos interlocutores de Moro já apostam mesmo em sua saída.

Última hora

Mas não é à toa que o presidente Jair Bolsonaro está tão irritado com o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo — estopim da possível demissão do ministro Sergi Moro. A equipe que investiga as Fake News contra o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao Gabinete do Ódio, comandado pelo vereador Carlos Bolsonaro, o 02.

Carlos Bolsonaro

Policiais que trabalham na operação garantem que o filho do presidente é o mentor de todos os ataques que foram disparados contra o Supremo e contra o Congresso. Há um processo aberto pelo STF para investigar esse movimento de notícias falsas.

O alerta de Marcelo Ramos

Ao falar à rádio Jovem Pan, de São Paulo,  sobre o horrendo quadro da  pandemia no Amazonas, o deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM) carregou nas tintas. Disse que o  Estado pode ter uma “carnificina” por causa da pandemia do novo coronavírus. O parlamentar alertou que o resultado pode ser desastroso caso o vírus chegue ao interior do estado.

— A situação é muito grave em Manaus, mas há pouca incidência [da doença] no interior. Se tivermos aumento no interior, vamos viver uma carnificina, a maior tragédia do estado –, disse Ramos.

A barra tá pesada

Ramos  explicou que o estado só tem leitos de UTI em Manaus. Por isso, todos os infectados estão sendo direcionados à capital, o que causou o colapso do sistema de saúde.

— De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Amazonas tem 2.479 casos de Covid-19 e 207 mortes- relatou o deputado.

Babita liberada

Falando em Marcelo Ramos, o deputado  participou de uma reunião com o Executivo para a liberação de emendas de deputados e senadores do Amazonas relacionadas à saúde. E garantiu que  parte do dinheiro já foi liberado.

Deputado diz que situação do Amazonas é assustadora

Sem boca livre

Em reunião extraordinária realizada no dia 14/3/2020 a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu suspender todas as atividades que poderiam gerar gastos com serviços de buffet (sessões especiais, sessões solenes, atividades da Escola do Legislativo).

Buffet zero

Portanto, desde aquela data, todos os serviços dessa natureza estão suspensos na Assembleia do Amazonas. Dessa forma, não procede nenhuma informação contrária a isso.

—  Não procede a informação de que a Assembleia Legislativa estaria fazendo gastos no valor de R$ 1,6 milhão com serviços de buffet –, garantiu nota assinada pelo presidente da Casa, Josué Neto.

Passageiros sentados

Através de decreto, o prefeito Arthur Virgílio tornou ainda mais rigorosas as regras de circulação de pessoas na cidade para evitar novos contágios de Covid-19. A partir de agora, os ônibus do transporte coletivo só podem circular com a capacidade máxima de passageiros sentados.

Ônibus frescão

E  sempre que possível com janelas e alçapões de teto abertos para melhorar a circulação de ar no veículo. Virgílio afirmou que é mais uma medida adotada para evitar a aglomeração de pessoas e mais contágios do coronavírus.

— Nosso sistema de saúde está em colapso, nossos cemitérios estão em colapso.

A “gripizinha”, hein?

A “gripezinha, como foi classificada pelo presidente Jair Bolsonaro,  está ficando aterrorizante. O número de mortes – que metem medo –, provocadas pela Covid-19 no Brasil tem dobrado a cada cinco dias. Nos Estados Unidos, essa duplicação ocorre a cada seis dias, e na Itália e na Espanha, a cada oito.

Alerta da Fiocruz

Os números constam da última nota técnica do Monitora Covid-19, um sistema da Fiocruz que agrupa dados sobre a pandemia do novo coronavírus, e revela a velocidade com que a epidemia se dissemina no Brasil.

— A nossa situação hoje é pior do que a de Itália, Espanha e Estados Unidos. Por isso, o número de mortes está dobrando em um espaço de tempo menor –, afirmou o epidemiologista Diego Xavier.

Ele é  pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, e um dos responsáveis pelo trabalho.

Janaína regenerada

A deputada ex-bolsonarista Janaina Paschoal (PSL-SP) ficou indignada com a desumanidade do ministro da falta de Educação, Abraham Weintraub. Abraham tripudiou de um relato dramático de um médico do Equador sobre a pandemia do Coronavírus.

Janaína agora é ex-bolsonarista 

Dor de genro

A folha de São Paulo publicou um depoimento de um médico intensivista de Guayaquil sobre o atendimento em Unidades de Tratamento Intensivo de pacientes com a Covid-19. Em um dos trechos do relato o médico diz:

— Minha sogra foi minha paciente. Minha segunda mãe. Ela faleceu. Saiu uma vez só, para ir ao supermercado. E nunca tossiu, tinha febre, mal-estar, achamos que fosse dengue. Ficou grave, foi intubada e em cinco dias morreu. Sou o chefe da UTI e não pude fazer nada. Isso foi muito forte para mim.

Pega-te, sem noção!

Weintraub faz um comentário extremamente infeliz:

— Mais uma morte suspeita…

Janaína retrucou:

— Cala a boca, sem noção! Toma vergonha na cara e respeita um pouco as pessoas!”

Apelo

O deputado Felipe Souza (Patriota) fez um apelo ao prefeito Arthur Virgílio para que ele usasse de seu conhecimento e histórico político para providenciar a compra de respiradores aos hospitais de campanha de Manaus.

— A possibilidade de lesão pulmonar gerada pelo novo coronavírus afeta diretamente a respiração. O respirador é a única forma de manter viva as pessoas infectadas –, disse Felipe.

ORGULHO

O Reino Unido começa nesta quinta-feira (23) a testar em humanos uma vacina contra o novo coronavírus. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, a vacina terá apoio do governo britânico, que concederá 20 milhões de euros, e também do Imperial College, que concederá mais 22,5 milhões de euros. A meta dos pesquisadores da Universidade de Oxford é produzir milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus no mês de setembro deste ano, considerando que tudo saia como esperado nos testes.

VERGONHA

Na última quinta-feira (22), 0 ator Tuca Andrada, de 55 anos, tornou público uma ameaça de morte que recebeu de um internauta pelo Instagram. Ele, que atualmente está do elenco da novela “Amor de mãe”, da TV Globo, publicou as mensagens de ameaça enviadas pela rede social em que dizia : “Sua hora está chegando. Você será morto em breve”. Após expor a ameaça na web, Tuca recebeu o apoio de diversos seguidores, que o incentivaram a fazer uma denúncia na polícia.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes