Ir para o conteúdo

Depois do assassinato do turista  amazonense durante uma emboscada em uma rodovia próxima a Puerto Ordaz, na Venezuela, os manauaras devem pensar bem antes de escolher como destino para as férias, a ilha de Margarita. Infelizmente, este  incidente chega a ser paradoxal. O Amazonas recebe os venezuelanos de braços e coração abertos. E a banda podre deles mata nossos irmãos.

RECONHECIMENTO

Na sexta-feira, 12/01, os governos municipal e estadual chegaram a receber uma carta de reconhecimento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) pelas ações desenvolvidas no acolhimento aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, refugiados em decorrência da grave crise econômica e política na Venezuela.

FÉRIAS AMARGAS

Amaury Castro da Silva é natural de Manaus, e fazia parte de um grupo de turistas brasileiros que se dirigia às Ilhas de Margarita, quando foram atacados por assaltantes. O corpo dele chegou a Manaus nesta terça-feira, 16/01. Neste momento de grave crise na Venezuela, viajar para lá de carro não é das melhores ideias.

É O CARA

O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) já tem candidato a presidente da República na eleição de 2018. É o  presidente da Câmara, Rodrigo Maia que, Segundo ele,  tem confiança de agentes do mercado financeiro e de agentes políticos.

CABO ELEITORAL

Avelino, um dos entusiastas dentro do DEM pela candidatura Maia, avalia ele tem mostrado muita segurança, equilíbrio, na condução de matérias importantes na Câmara dos Deputados.

— Por isso é nosso nome”, afirmou o deputado Pauderney.

PEDRA NO SAPATO

Mas Rodrigo Maia tem uma pedra no sapato que vai incomodar muito na sua caminhada à presidência, O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), que também quer ser o candidato à sucessão de Temer.

DE MAL

Isso já esfriou a relação entre eles. Apesar de nenhum dos dois admitirem, tanto Meirelles quanto Maia ambos já trabalham suas candidaturas à sucessão presidencial neste ano.

ZOO SEM BICHOS

O zoológico do Cigs ainda é uma boa opção para levar as crianças a um passeio matinal aos domingos. No entanto, está deixando a desejar. Boa partes das jaulas estão vazias e algumas delas, com espaço generoso,  possui apenas uma animal.

FRUSTRAÇÃO

É o casa dos viveiros de pássaros. Alguns deles possui apenas uma ave. É frustrante os pimpolhos se aproximarem das jaulas e não encontrarem nada.

ALGUÉM AJUDE

Alguém tem que fazer alguma coisa, porque todo mundo sabe do esforço que o Comando Militar da Amazônia vem fazendo há anos para manter o zoo do Cigs. Apesar da visível decadência, o Zoológico estava lotado na manhã deste domingo.

ARSAM DE OLHO

O balanço de 100 dias da nova gestão da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam) aponta: em três meses, mais de 300 fiscalizações foram realizadas pelo departamento de saneamento da agência.

GOTA DÁGUA

Em relação ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, mais de 2 mil contas foram canceladas e o montante de R$ 4 milhões em sugestões de multa contra a Manaus Ambiental foi encaminhado ao Poder Concedente, por má prestação de serviços.

O JUSTO PELO PECADOR

Aquela história de que o justo paga pelo pecador está sendo vivida na pele pelos funcionários e aposentados da Petrobras. Eles  vão pagar – aliás, já estão pagando –,  por 18 anos uma conta de 14 bilhões de reais por perdas registradas pela fundação de seguridade social da empresa, a Petros. Na prática, as contribuições adicionais vão variar de 236 reais a 3.646 reais mensais, dependendo do valor salário ou valor do benefício do aposentado.

— Não aceitamos pagar a conta de um prejuízo que não foi causado por nós, trabalhadores –, esta é a frase que mais se ouve, em todo o País, entre os  mais de de 140 mil representantes de famílias afetadas pela situação delicada da instituição. Até hoje, eles ainda protestam contra o desconto nos salários para cobrir o déficit do fundo.

ROMBO

O rombo total é de 27,7 bilhões de reais. Parte dele  gerado por maus investimentos, alguns investigados pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

BARULHO ALTO

A Petrobras também vai ter que contribuir com 13,7 bilhões de reais, sendo 1,5 bilhão de reais já no primeiro ano.

 

APLAUSOS

 O diretor Diego Mahfouz Faria Lima, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de São José do Rio Preto, que transformou uma escola violenta do interior de São Paulo em colégio promissor está concorrendo a um prêmio internacional. Mahfouz é um dos 50 finalistas do Global Teacher Prize, uma das mais importantes premiações de docentes do mundo. O vencedor será anunciado em março.

VAIAS

A  falta de segurança nos ônibus de Manaus que, em 2017, registrou um total de 3.844 assaltos nas nove concessionárias que compõem o sistema de transporte coletivo da cidade. Isso represneta uma  média 10 assaltos por dia, um prejuízo de mais de R$ 1 milhão para o sistema. Uma vergonha!

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes