Ir para o conteúdo

'O futebol amazonense já tem uma cara nova', avaliam dirigentes

Em nova fase, Barezão tem final marcada para este sábado e dirigentes acreditam em volta da credibilidade ao futebol local.

Rozenha com dirigentes do Amazonas e do Manauara - Fotos: Mário Adolfo Filho

O Barezão, defnitivamente, vive nova fase e tem tudo para crescer ainda mais e cair nas graças da torcida novamente. A avaliação é dos dirigentes que estiveram no evento de apresentação dos troféus de campeão e vice-campeão da competição deste ano de 2023. A decisão do estadual será entre Amazonas e Manauara, na tarde deste sábado, 22/04, no estádio Carlos Zamith, em Manaus.

O novo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednaílson Rozenha, assumiu a entidade em janeiro deste ano, após o mesmo grupo permanecer no poder por mais de 30 anos. Na opinião dele, aos poucos a credibilidade do futebol local começa a ser resgatada.

"Tem sido muito difícil. A gente tem mostrado que quer mudar. Encontramos muita resistência, porque as pessoas estavam desacreditadas, até mesmo dentro da federação. Mas acredito que o futebol amazonense já está com uma imagem diferente. É muito difícil avaliar estando dentro. Vamos continuar trabalhando. Acertando e errando. O importante é ver que já conseguimos ter torcedores mais confiantes no processo", avalia Rozenha.

O presidente do Manauara, Marcus Paulo, também avalia que o campeonato de 2023 já teve uma cara diferente. Fundado em 2020, o Robô do Norte fará sua primeira decisão de Estadual da Série A. Para o dirigente, as mudanças são nítidas e transparentes.

"Eu vivi um pouco da gestão passada da FAF e estou vivendo essa. Reconheço que até fiz críticas e talvez tivesse um pouco de dúvidas do que pudesse acontecer na mudança, mas posso dizer que mudou pra melhor. Estamos na final e vamos atrás deste título. Estou muito orgulhoso deste campeonato. Temos uma gestão presente e inteligente, que valoriza os mínimos detalhes", disse Marcus Paulo durante a coletiva.

As medalhas que serão entregues

O outro finalista do Barezão, o Amazonas FC, também está confiante no título. O presidente do time, Wesley Couto, esteve na coletiva e também mostrou empolgação com o momento do futebol local. "O Campeonato Amazonense está vivo. Essa nova organização é prova disso. Temos que fazer com que nosso estado seja lembrado no cenário nacional e internacional. O nome Amazonas é muito forte. Somos o maior estado da federação. Temos um valor imensurável", destacou.

Os troféus

A premiação do Barezão 2023 tem muita amazonidade na história e na confecção dos troféus e medalhas. Todos os itens entregues aos campeões tem as mãos de mulheres amazonenses, como a artista parintinense Helen Rossy, as indígenas artesãs da Associação de Mulheres Sateré Mawé, lideradas pela indígena Regina Sateré Mawé, as artistas indígenas do grupo Moda Raiz, que tem como líder, Thaís Kokama e Dani Sateré Mawé e as artesãs indígenas Baré Suriarts, comandadas por Analice Baré.

O nome dos troféus é uma homenagem ao ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que faleceu no dia 12 de fevereiro de 2023, aos 83 anos. Incentivador do esporte local, ele fez, dentre outras ações, a reforma do estádio Vivaldo Lima, que trouxe inúmeros benefícios ao futebol baré. Características dos troféusOs troféus foram confeccionados com refugos de madeira de estaleiros e queimadas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes