Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O COVEIRO DA ZONA FRANCA - Bolsonaro joga pá de cal em Manaus

Jair Bolsonaro zona franca de manaus
Jair Bolsonaro zona franca de manaus

Nem bem o governador Wilson Lima (União Brasil) virou as costas, o  presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto, na 5ª feira (28.abr.2022), que zera a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrada sobre insumos utilizados na fabricação de refrigerantes.

Com a medida, o imposto sobre produtos como extratos e aromatizantes concentrados usados na fabricação de bebidas não alcoólicas foi de 6% para 0%. Decreto foi publicado na edição de 5ª feira (28.abr) do Diário Oficial da União. A alteração da alíquota entrou em vigor na mesma data. Na quarta-feira (27), o governador do Amazonas se reuniu com Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o presidente da República voltou a prometer “mundos e fundos”, jurando encontra um caminho para manter a competitividade da ZFM frente ao decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país. Bobo quem ainda acredita.

Na calada da noite de quarta-feira, Bolsonaro desfechou outra punhalada no Amazonas. O  novo decreto é uma pá de cal no  Polo de Concentrados da Zona Franca de Manaus, que reúne grandes empresas de refrigerantes e bebidas.

Matando aos pouco

Quem bate não lembra, mas quem apanha não esquece.

Em dezembro de 2021, o Ministério da Economia já havia reduzido o produto para 6%, por meio de decreto.

Menino birrento

Quer dizer, acabar com a Zona Fraca para se vingar de Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) – como prometera durante a CPI da Covid –, virou hobby de Bolsonaro. “Menino birrento”, como classificou Omar.

Morte anunciada

Omar e Braga criticam

Numa de sua pérfidas live, na época da CPI, Bolsonaro ameaçou  os dois senadores.

— Olha aí Eduardo Braga e Omar Aziz, vocês que gostam de falar muito, já imaginaram Manaus sem a Zina Franca, hein?

Vingança

Aliás, ao saber do Decreto, Omar Aziz desceu a lenha no autor da maldade. O ex- presidente da CPI da Covid, acusa o presidente Jair Bolsonaro de acabar com a Zona Franca de Manaus, como havia ameaçado fazer durante o curso da investigação na comissão parlamentar.

Suco amargo

Aziz diz que o principal ponto é o fato de o decreto assinado por Bolsonaro ter zerado a alíquota de IPI do setor de concentrados, tirando o diferencial da indústria de refrigerantes.

— Esse ataque atinge os trabalhadores de Manaus e também do interior, efetivamente de Maués, que produz guaraná, e Presidente Figueiredo, que produz o açúcar da Coca-Cola.

1º de maio triste

O senador lembrou que são 7 mil empregos diretos em risco.

— Um absurdo às vésperas do dia do trabalhador –, disse Aziz em suas redes sociais.

Bye, bye Coca-Cola

Um dos primeiros a reagir contra a nova punhalada de Jair, foi o vice-presidente da Câmara dos Deputados, o amazonense Marcelo Ramos. De acordo com o parlamentar, o decreto inviabiliza o polo de concentrados da Zona.

— Nós estamos falando de empresas de marcas mundiais como a Coca-Cola e a AmBev. De empregos daqueles que estão plantando açúcar em Presidente Figueiredo e do guaraná em Maués –, lamentou  o deputado.

Não poupou ninguém

De acordo com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), a saída de empresas como a Coca-Cola e Ambev da ZFM tem um simbolismo muito grave porque a medida não beneficia nenhuma indústria de concentrados

Não aceitaremos

O senador Eduardo Braga reagiu advertindo que  “não vamos aceitar essa afronta à indústria que gera emprego, renda e fomenta a economia do Amazonas e do Brasil”.

Doce ilusão

Por mais incrível que possa parecer, ainda tem político no Amazonas acreditando que a perversidade contra a Zona Franca de Manaus é coisa apenas do ministro da Economia, Paulo Guedes e que Bolsonaro não tem nada a ver com isso.

Insensível

Veja o que o governador Wilson Lima disse, ao levar mais uma “pernada” do capitão presidente:

— É inaceitável a insensibilidade do Ministério da Economia com o povo do Amazonas.

Sabe de nada, inocente!

Ora, governador, insensibilidade e crueldade tem Bolsonaro.

Ele e sim, que tem a caneta e manda  o Paulo Guedes agir de acordo como ele, o presidente, pensa. Ou alguém ainda tem a inocência de pensar que Paulo Guedes faz o que quer?

Meu caro amigo

O  presidente da Argentina, Alberto Fernández, escreveu no Twitter uma mensagem calorosa comemorando a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que condena a perseguição contra o ex-presidente Lula.

Presidente da Argentina

Democracia plena

De acordo com o mandatário, a decisão abre um novo horizonte para aqueles que lutam contra o lawfare, pela justiça plena e pela plena validade da democracia e do estado de direito", escreveu o líder argentino.

Alma lavada

Fernández registra que ouviu seu "caro amigo Lula" dizer que  isso representa para ele uma “lavagem da alma”.

— Não pude deixar de lembrar suas palavras e o abraço que nos demos quando o visitei durante os dias em que esteve detido, submetido a uma prisão injusta –, acrescentou Fernández.

Incompetentes

Por outro lado, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu nesta quinta-feira (28) que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para julgar o caso Torre Pituba, ação com maior quantidade de réus da Lava Jato do Paraná.

O magistrado anulou todos os atos decisórios da juíza Gabriela Hardt no processo e remeteu o caso à Justiça Eleitoral.

Coincidência

A decisão de Levandowski foi proferida no mesmo dia em que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou oficialmente seu entendimento de que o ex-presidente Lula (PT) foi vítima das arbitrariedades e da parcialidade do ex-juiz suspeito Sergio Moro (União Brasil-SP).

ÚLTIMA HORA

NINGUÉM AGUENTA – Aumento de 19% no gás natural começa valer a partir deste domingo

Petrobras vai reajustar os preços de venda de gás natural  para as distribuidoras de todo o país em 19%, em média. Os novos valores começam a valer a partir de domingo.

O gás natural é o usado nas residências que têm gás encanado e também é o mesmo do GNV, para abastecimento de carros. É ainda um insumo importante para várias indústrias. Este aumento, porém, não tem relação com os preços do gás de botijão. Este ano, considerando os preços médios mensais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o custo do GNV nos postos do país subiu 9,74%.

A gasolina teve alta de 8,62% e o diesel, de 23,47%. Já o valor do gás de botijão, que não tem relação com o preço do gás natural às distribuidoras e  também foi reajustado este ano pela Petrobras, teve alta de 10,94% desde dezembro, segundo a ANP.

ORGULHO

Felipe Neto

Felipe Neto anunciou um feito inédito nesta quarta-feira (27), pelo Twitter: ele entrou para a lista dos cinco maiores youtubers do mundo. Segundo o próprio Felipe, é a primeira vez que um brasileiro alcança a marca. Com  44 milhõs de inscritos, Felipe é o primeiro brasileiro a alcançar o feito. Whinderson Nunes vem logo atrás, com 43,7 milhões de inscritos.

Ao jornal Globo, Felipe disse que está vivendo a melhor fase de sua vida e agradeceu aos fãs:

— Eu só tenho palavras de amor e agradecimento por tudo isso. São doze anos podendo fazer o que eu amo todos os dias, graças ao público que acompanha, compartilha e se inscreve. Estou vivendo a fase mais feliz da minha vida e é tudo graças a eles.

VERGONHA

Omar x Eduardo

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi condenado a indenizar o senador Omar Aziz (PSD-AM) em R$ 25 mil, por dano moral, depois de associar o ex-presidente da CPI da Covid à pedofilia, em publicação nas redes sociais. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (28) pela juíza Maria do Perpétuo Socorro, da 15ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus. Em agosto de 2021, o filho do presidente da República insinuou que o senador era pedófilo após Aziz ter criticado o encontro de Bolsonaro com a deputada alemã de extrema-direita Beatrix von Storch, neta de Ludwig Schwerin von Krosigk, antigo ministro das Finanças do regime nazista de Adolf Hitler.

— Pelo raciocínio de Omar Aziz, se a deputada alemã Beatrix von Storch é nazista por conta de seu avô, então os netos de Omar seriam pedófilos”, escreveu Eduardo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes