Ir para o conteúdo

Novo decreto autoriza reabertura de cinemas em Manaus

Pelos próximos 15 dias, a contar de 28 de junho, o horário de circulação de pessoas continuará restrito no período entre 0h e 6h. A decisão é do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19, do Governo do Amazonas, que autorizou o funcionamento de salas de cinemas, desde que sigam uma série de protocolos sanitários e restrinjam a capacidade de público a 50%.

A medida estará definida em um novo decreto estadual, que ainda será publicado. O governador Wilson Lima alertou que, embora a vacinação contra a Covid-19 esteja avançando, é necessário que a população não deixe de seguir as medidas para conter a transmissão do novo coronavírus.

“É necessário que as pessoas tenham a devida consciência que nós não podemos relaxar, sob pena de perder tudo o que a gente conseguiu até agora. Então, nós precisamos continuar seguindo todos os protocolos, a questão do uso da máscara, do álcool em gel e respeitando o distanciamento e, dessa forma, aos poucos a gente vai se livrando, deixando para trás a pandemia”, disse Wilson Lima.

Os indicadores sobre a Covid-19, avaliados pelas autoridades sanitárias do Estado, mantiveram o Amazonas na fase laranja, o que corresponde a risco moderado para a transmissão do novo coronavírus.

Cinemas - Ao solicitarem a reabertura das salas de cinema, os representantes do segmento pactuaram os protocolos sanitários que se comprometem a seguir. Em caso de descumprimento, estão cientes de que o comitê pode voltar atrás e adotar medidas ainda mais restritivas.

Além de limitar a capacidade de público em até 50%, as salas serão higienizadas nos intervalos de cada sessão, item a item, incluindo poltronas, porta-copos e corrimãos. A máscara será obrigatória em todas as áreas comuns dos cinemas e haverá aferição de temperatura, independentemente de o serviço ser executado nas entradas dos shoppings. Será disponibilizado álcool em pontos estratégicos.

Haverá distanciamento entre pessoas. Nos cinemas, casais, famílias e pessoas que têm convívio podem se sentar juntas em, no máximo, grupos de até quatro pessoas. As empresas devem incentivar a compra do ingresso pela internet para evitar aglomerações nas bilheterias. As salas devem possuir sistema de renovação contínua do ar.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes