Ir para o conteúdo

Nova ‘Ronda nos Bairros’ começa a operar em Manaus

Nesta segunda-feira, 23/10, o Governo do Estado entrega 51 novas viaturas à Polícia Militar (PM) do Amazonas. A solenidade vai ocorrer às 15h, na avenida Itaúba, próximo à Escola Municipal Helena Augusta Walcott, bairro Jorge Teixeira. Os carros, de acordo com nota enviada pela Secretaria de Comunicação, fazem parte do “novo modelo de policiamento que vai ocupar a cidade com efetivo permanente, dividido por zonas geográficas, que atuará em parceria com a comunidade.”

Quando foi lançado em 2012, o programa Ronda no Bairro chegou com proposta semelhante, de ocupação plena dos espaços com base no sistema de georreferenciamento. Cada setor ou área abrangia um raio médio definido, amparado por uma viatura embarcada com tecnologia moderna e duas motocicletas. A estratégia era  garantir uma maior interação entre a polícia e a comunidade, estabelecendo uma relação de confiança mutua.

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, um total de 480 militares, de oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da região, vai patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Gilberto Mestrinho, Distrito Industrial 2, São José, Coroado, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Zumbi, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Mauazinho.

As novas viaturas são do modelo Oroch, da marca Renault, equipadas com tecnologia embarcada, como GPS, câmeras internas e externas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Quando assumiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o vice-governador já havia falado que o projeto deveria voltar. Agora, sai do discurso para a prática.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes