Ir para o conteúdo

Nova modalidade de golpe mira usuários do Instagram

Há uma nova modalidade de crime virtual que atinge os usuários brasileiros, de redes sociais, e que já fez várias vítimas, principalmente no Instagram. O novo golpe é baseado em falsos anúncios de produtos, usando os perfis das vítimas, principalmente por meio de pagamentos via PIX ou até mesmo criptomoedas, em que são hackeados perfis de pessoas e empresas.

"Geralmente o usuário das redes sociais não tem a prática em identificar o que é golpe ou não, considerando que o golpista sempre utiliza recursos, para enganar ou distrair a vítima. Muitas pessoas já caíram ou estão caindo em golpes, e por muitas vezes, acabam perdendo não só dinheiro, mas a própria conta”, observa o diretor-presidente da vorax_recuperador, Eduardo Araújo.

A vítima, prossegue Eduardo, acaba clicando em links maliciosos, que infectam o seu dispositivo, roubando os dados do usuário. “Uma vez de posse do Instagram, o golpista começa a fazer a venda de produtos que não existem”, explica.

Especializada na recuperação, investigação e assessoria em segurança cibernética para esses casos, a vorax_recuperador é uma empresa genuinamente amazonense, com atuação no mercado de segurança cibernética, há 10 anos.

De acordo com Eduardo, a empresa trabalha com uma média de dois dias, para recuperar o perfil do Instagram ou do Facebook do usuário hackeado.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes