Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Nova Gasolina terá qualidade superior e potência maior, mas será mais cara

Entram em vigor nesta segunda-feira (3) os novos padrões para a gasolina comercializada no Brasil inteiro. Com base em novas especificações definidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o combustível terá qualidade superior e melhor rendimento, mas será também mais caro para os consumidores. A expectativa dos sindicatos do setor é de um aumento entre 10 e 15 centavos. A gasolina nos postos não deve, no entanto, mudar do dia para a noite.  Conforme a própria resolução da ANP, a partir desta segunda as refinarias têm 60 dias para trocarem totalmente a gasolina vendida, enquanto os postos têm 90 dias.

Zerar o estoque

O período servirá para a adequação dos estabelecimentos, que precisam zerar o estoque da gasolina “velha” até passar a vender somente o novo combustível.

Lavar os tanques

No entanto, ainda não há uma data exata para o novo combustível chegar aos postos. O correto é vender primeiro toda a gasolina que tem, mandar fazer a limpeza nos tanques e colocar a nova sem ter contaminação.

Charge preço da gasolina
Preço da gaslina aumenta em breve

Base Arpão

O Governo do Amazonas inaugura, nesta terça-feira (04/08), a Base Fluvial Arpão, projeto inédito de combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais no estado. A embarcação vai ficar no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, desencadeando uma série de operações policiais na região.

Bettini na área

Na solenidade terá a presença do coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Eduardo Bettini.

Olho no narcotráfico

Na solenidade de inauguração da Base Arpão, também será lançado um sistema de radiocomunicação que vai reforçar a atuação policial em sete municípios do interior.

Brasil dá pena

O escritor Paulo Coelho usou suas redes sociais nesta segunda-feira (3) para lamentar a situação de completo abandono que o Brasil se encontra na gestão de Jair Bolsonaro.

“O mundo já amou,  Já invejou,  Já desejou o Brasil.  Mas nunca sentiu pena; agora sente”, postou o consagrado escritor.

Brasil dá pena 2

Paulo Coelho tem razão. Segundo a imprensa internacional,  o mundo olha com preocupação a postura do governo, que afrouxou leis de proteção ambiental e segue negligente no enfrentamento à pandemia.

Efeito pandemia

É de autoria do senador amazonense  Plínio Valério (PSDB-AM) o projeto que obriga a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal a divulgarem amplamente a execução dos contratos firmados com dispensa de licitação para a aquisição de bens e prestação de serviços voltados ao combate à pandemia de covid-19.

Transparência

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é autor de projeto  para dar maior transparência e publicidade aos dados sobre a pandemia. O senador também apresentou projeto  para tornar o auxílio emergencial, transformado em uma renda básica de cidadania, em um benefício de renda básica permanente. Essa medida tem apoio de 81% dos entrevistados pelo DataSenado.

O povo quer saber

De acordo com pesquisa do DataSenado, durante a crise sanitária, cresceu o interesse da população em acompanhar a votação de leis. Mais de 80% dos entrevistados apoiam propostas que aumentam a transparência com gastos e dados da pandemia, além da criação de uma renda básica permanente.

Manaus bem na foto

Sobre o enfoque da transparência, Manaus vai muito bem, obrigado. De acordo com a Prefeitura, a cidade se firma, mais uma vez, como destaque entre as primeiras capitais que mais cresceram na transparência das contratações emergenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Posição exemplar

Na terceira avaliação do ranking da organização não governamental Transparência Internacional, divulgado sexta-feira, 31/7, a cidade manteve o percentual de 94.9, o que representa um aumento de 63 pontos, se comparado com o primeiro levantamento no mês de maio, e reafirmou sua posição exemplar no ranking.

“Ótimo” no ranking

A escala de avaliação vai de zero a 100 pontos, sendo zero péssimo, indicando que o ente federativo é avaliado como totalmente opaco; e próximo a 100 como ótimo, demonstrando que as prefeituras e governos oferecem alto grau de transparência. Manaus desde a segunda avaliação chegou a 94,9 pontos, índice considerado “Ótimo”.

Dá-lhe, Arthur!

Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o resultado não foi uma surpresa e só vem confirmar toda responsabilidade com os gastos públicos que a sua gestão apresenta e que a tornou referência em todo o país.

— Somos exemplo de responsabilidade fiscal, temos a previdência mais equilibrada do país, então, se torna óbvio estarmos na liderança desse ranking, uma vez que enfrentamos a pandemia como muita coragem e, principalmente, responsabilidade, não só com os gastos públicos, mas também nas ações que visaram salvar o maior número de vidas possível –, disse o prefeito

Liberou geral

Já em relação às regras de isolamento, Manaus não jamais poderá ser tomada como exemplo. No último fim de semana, parece que a população resolveu esquecer que existe pandemia de coronavírus. No domingo, em vários locais da cidade aconteceu uma espécie de desobediência aos protocolos do combate ao covid-19.

Formigueiro humano

A Ponta Negra, por exemplo,  sobre o sol escaldante do verão amazônica, parecia até o inferno de Dante. O dado preocupante é que o resultado será o aumento de números de infectados nos próximos dias. Quem viver, verá!

Aglomeração na Ponta Negra em Manaus
Ponta Negra ficou lotada no último domingo

O 7º infectado

O ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, foi diagnosticado com Covid-19 na manhã desta segunda-feira (3). Ele é o sétimo ministro de Bolsonaro a testar positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O ministro da Casa Civil  esteve no Palácio do Planalto, na manhã desta terça, a trabalho. Contudo, deixou o local ao receber o diagnóstico.

No isolamento

Braga Netto está assintomático e passa bem, segundo informou a assessoria de comunicação da Casa Civil. Ele ficará em isolamento até passar por avaliação médica e fazer um novo exame.

Amazônia arde

O mês de julho registrou um aumento de 28% nas queimadas na região da Amazônia na comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste domingo (02). Em números totais, foram 6.803 focos de incêndio durante o mês, com o ápice nos últimos dois dias: foram 1.500 registrados em 30 e 31 de julho.

Maior desde 2027

A quantidade de incêndios é a maior registrada para o mês desde 2017 e, segundo informações da ONG Greenpeace, o acúmulo de focos nos dois dias - especialmente em 30 de julho, quando foram 1.007 - é o maior desde julho de 2005.

Vai piorar

O alerta do Inpe é que a quantidade de queimadas deverá continuar muito alta nos próximos meses porque 45% da área desmatada registrada neste ano ainda deve passar por esse processo.

ÚLTIMA HORA

Dias depois de o Brasil ser ameaçado pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que falou em ‘consequências’ caso o governo brasileiro escolhesse a Huawei para executar a conexão da tecnologia 5G no país, o vice-presidente, Hamilton Mourão, fez elogios à empresa chinesa. A Huawei é constantemente combatida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa a companhia de servir à espionagem do governo chinês. Enquanto o governo brasileiro de Jair Bolsonaro tem posicionamento totalmente submisso a Trump, o discurso de Mourão destoa ao elogiar os chineses, como já aconteceu no passado.

A declaração de Mourão foi dada em uma entrevista coletiva com correspondentes estrangeiros em São Paulo, noticiou reportagem do Globo. Questionado se temia a possibilidade de o Brasil sofrer retaliações se abrir espaço para a Huawei, respondeu: “Em absoluto”. “Sabemos que esta empresa Huawei tem uma capacidade acima de algumas concorrentes”, completou.

Vice-presidente Hamilton Mourão

ORGULHO

O menino Enzo Tapetti, de 6 anos, fez uma boa ação de gente grande esta semana. De forma empreendedora, ele decidiu vender sucos para levantar dinheiro e doar para o hospital da cidade onde mora – em Artur Nogueira, região de Campinas, em São Paulo – salvar vidas. A mãe dele, Marina Tappeti, contou que o filho teve a ideia depois que viu uma reportagem na TV e quis comprar respiradores para ajudar pacientes internados com Covid-19. O menino doou R$ 100 para o Hospital Bom Samaritano (HBS).

VERGONHA

Os bancos precisam mudar urgentemente o sistema de pagamento dos aposentados do INSS, que ocorrem m no primeiro dia útil de cada mês. Com a pandemia do novo coronovírus, eles não podem entrar logo que chegam à agência, o que acontece por volta das 6h. E aí ficam no sol, aguardando até as 08:00 quando um funcionário do banco começa a autorizar a entrada de dois em dois. Embora o espaço de distanciamento esteja marcado no chão, dificilmente os idosos obedecem à regra e acabam se aglomerando. Como o atendimento é caixa eletrônico e muitos têm dificuldade em lidar com a máquina, o atendimento é demorado e muitos passam boa parte da manhã, em pé, no sol. Isso tem que mudar

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes