BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito - Nova Gasolina terá qualidade superior e potência maior, mas será mais cara


Entram em vigor nesta segunda-feira (3) os novos padrões para a gasolina comercializada no Brasil inteiro. Com base em novas especificações definidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o combustível terá qualidade superior e melhor rendimento, mas será também mais caro para os consumidores. A expectativa dos sindicatos do setor é de um aumento entre 10 e 15 centavos. A gasolina nos postos não deve, no entanto, mudar do dia para a noite.  Conforme a própria resolução da ANP, a partir desta segunda as refinarias têm 60 dias para trocarem totalmente a gasolina vendida, enquanto os postos têm 90 dias.

Zerar o estoque

O período servirá para a adequação dos estabelecimentos, que precisam zerar o estoque da gasolina “velha” até passar a vender somente o novo combustível.

Lavar os tanques

No entanto, ainda não há uma data exata para o novo combustível chegar aos postos. O correto é vender primeiro toda a gasolina que tem, mandar fazer a limpeza nos tanques e colocar a nova sem ter contaminação.

Charge preço da gasolina
Preço da gaslina aumenta em breve

Base Arpão

O Governo do Amazonas inaugura, nesta terça-feira (04/08), a Base Fluvial Arpão, projeto inédito de combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais no estado. A embarcação vai ficar no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, desencadeando uma série de operações policiais na região.

Bettini na área

Na solenidade terá a presença do coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Eduardo Bettini.

Olho no narcotráfico

Na solenidade de inauguração da Base Arpão, também será lançado um sistema de radiocomunicação que vai reforçar a atuação policial em sete municípios do interior.

Brasil dá pena

O escritor Paulo Coelho usou suas redes sociais nesta segunda-feira (3) para lamentar a situação de completo abandono que o Brasil se encontra na gestão de Jair Bolsonaro.

“O mundo já amou,  Já invejou,  Já desejou o Brasil.  Mas nunca sentiu pena; agora sente”, postou o consagrado escritor.

Brasil dá pena 2

Paulo Coelho tem razão. Segundo a imprensa internacional,  o mundo olha com preocupação a postura do governo, que afrouxou leis de proteção ambiental e segue negligente no enfrentamento à pandemia.

Efeito pandemia

É de autoria do senador amazonense  Plínio Valério (PSDB-AM) o projeto que obriga a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal a divulgarem amplamente a execução dos contratos firmados com dispensa de licitação para a aquisição de bens e prestação de serviços voltados ao combate à pandemia de covid-19.

Transparência

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é autor de projeto  para dar maior transparência e publicidade aos dados sobre a pandemia. O senador também apresentou projeto  para tornar o auxílio emergencial, transformado em uma renda básica de cidadania, em um benefício de renda básica permanente. Essa medida tem apoio de 81% dos entrevistados pelo DataSenado.

O povo quer saber

De acordo com pesquisa do DataSenado, durante a crise sanitária, cresceu o interesse da população em acompanhar a votação de leis. Mais de 80% dos entrevistados apoiam propostas que aumentam a transparência com gastos e dados da pandemia, além da criação de uma renda básica permanente.

Manaus bem na foto

Sobre o enfoque da transparência, Manaus vai muito bem, obrigado. De acordo com a Prefeitura, a cidade se firma, mais uma vez, como destaque entre as primeiras capitais que mais cresceram na transparência das contratações emergenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Posição exemplar

Na terceira avaliação do ranking da organização não governamental Transparência Internacional, divulgado sexta-feira, 31/7, a cidade manteve o percentual de 94.9, o que representa um aumento de 63 pontos, se comparado com o primeiro levantamento no mês de maio, e reafirmou sua posição exemplar no ranking.

“Ótimo” no ranking

A escala de avaliação vai de zero a 100 pontos, sendo zero péssimo, indicando que o ente federativo é avaliado como totalmente opaco; e próximo a 100 como ótimo, demonstrando que as prefeituras e governos oferecem alto grau de transparência. Manaus desde a segunda avaliação chegou a 94,9 pontos, índice considerado “Ótimo”.

Dá-lhe, Arthur!

Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o resultado não foi uma surpresa e só vem confirmar toda responsabilidade com os gastos públicos que a sua gestão apresenta e que a tornou referência em todo o país.

— Somos exemplo de responsabilidade fiscal, temos a previdência mais equilibrada do país, então, se torna óbvio estarmos na liderança desse ranking, uma vez que enfrentamos a pandemia como muita coragem e, principalmente, responsabilidade, não só com os gastos públicos, mas também nas ações que visaram salvar o maior número de vidas possível –, disse o prefeito

Liberou geral

Já em relação às regras de isolamento, Manaus não jamais poderá ser tomada como exemplo. No último fim de semana, parece que a população resolveu esquecer que existe pandemia de coronavírus. No domingo, em vários locais da cidade aconteceu uma espécie de desobediência aos protocolos do combate ao covid-19.

Formigueiro humano

A Ponta Negra, por exemplo,  sobre o sol escaldante do verão amazônica, parecia até o inferno de Dante. O dado preocupante é que o resultado será o aumento de números de infectados nos próximos dias. Quem viver, verá!

Aglomeração na Ponta Negra em Manaus
Ponta Negra ficou lotada no último domingo

O 7º infectado

O ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, foi diagnosticado com Covid-19 na manhã desta segunda-feira (3). Ele é o sétimo ministro de Bolsonaro a testar positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O ministro da Casa Civil  esteve no Palácio do Planalto, na manhã desta terça, a trabalho. Contudo, deixou o local ao receber o diagnóstico.

No isolamento

Braga Netto está assintomático e passa bem, segundo informou a assessoria de comunicação da Casa Civil. Ele ficará em isolamento até passar por avaliação médica e fazer um novo exame.

Amazônia arde

O mês de julho registrou um aumento de 28% nas queimadas na região da Amazônia na comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste domingo (02). Em números totais, foram 6.803 focos de incêndio durante o mês, com o ápice nos últimos dois dias: foram 1.500 registrados em 30 e 31 de julho.

Maior desde 2027

A quantidade de incêndios é a maior registrada para o mês desde 2017 e, segundo informações da ONG Greenpeace, o acúmulo de focos nos dois dias - especialmente em 30 de julho, quando foram 1.007 - é o maior desde julho de 2005.

Vai piorar

O alerta do Inpe é que a quantidade de queimadas deverá continuar muito alta nos próximos meses porque 45% da área desmatada registrada neste ano ainda deve passar por esse processo.

ÚLTIMA HORA

Dias depois de o Brasil ser ameaçado pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que falou em ‘consequências’ caso o governo brasileiro escolhesse a Huawei para executar a conexão da tecnologia 5G no país, o vice-presidente, Hamilton Mourão, fez elogios à empresa chinesa. A Huawei é constantemente combatida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa a companhia de servir à espionagem do governo chinês. Enquanto o governo brasileiro de Jair Bolsonaro tem posicionamento totalmente submisso a Trump, o discurso de Mourão destoa ao elogiar os chineses, como já aconteceu no passado.

A declaração de Mourão foi dada em uma entrevista coletiva com correspondentes estrangeiros em São Paulo, noticiou reportagem do Globo. Questionado se temia a possibilidade de o Brasil sofrer retaliações se abrir espaço para a Huawei, respondeu: “Em absoluto”. “Sabemos que esta empresa Huawei tem uma capacidade acima de algumas concorrentes”, completou.

Vice-presidente Hamilton Mourão

ORGULHO

O menino Enzo Tapetti, de 6 anos, fez uma boa ação de gente grande esta semana. De forma empreendedora, ele decidiu vender sucos para levantar dinheiro e doar para o hospital da cidade onde mora – em Artur Nogueira, região de Campinas, em São Paulo – salvar vidas. A mãe dele, Marina Tappeti, contou que o filho teve a ideia depois que viu uma reportagem na TV e quis comprar respiradores para ajudar pacientes internados com Covid-19. O menino doou R$ 100 para o Hospital Bom Samaritano (HBS).

VERGONHA

Os bancos precisam mudar urgentemente o sistema de pagamento dos aposentados do INSS, que ocorrem m no primeiro dia útil de cada mês. Com a pandemia do novo coronovírus, eles não podem entrar logo que chegam à agência, o que acontece por volta das 6h. E aí ficam no sol, aguardando até as 08:00 quando um funcionário do banco começa a autorizar a entrada de dois em dois. Embora o espaço de distanciamento esteja marcado no chão, dificilmente os idosos obedecem à regra e acabam se aglomerando. Como o atendimento é caixa eletrônico e muitos têm dificuldade em lidar com a máquina, o atendimento é demorado e muitos passam boa parte da manhã, em pé, no sol. Isso tem que mudar

Mário Adolfo

Mário Adolfo

Jornalista formado pela UA, com mais de 40 anos de experiência. Dois prêmios Esso e criador do personagem Curumim, o Último herói da Amazônia.