Ir para o conteúdo

Notinhas – Sonho de vereador: trazer a Disney para Manaus

QUINTA-FEIRA (10/08)

Sonho de vereador: trazer a Disney para Manaus

 Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) abriram fogo contra a lei sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), que trata da convalidação dos benefícios fiscais concedidos por estados a empresas e que promete acabar com a guerra fiscal em um período de 15 anos. Defensor do aproveitamento das potencialidades regionais para tirar a economia amazonense da dependência exclusiva da Zona Franca de Manaus (ZFM), o vereador  Missionário André (PTC)  revelou uma ideia, digamos assim, um tanto mirabolante: trazer a Disney World, dos Estados Unidos direto para Manaus.

Natureza em festa

Apesar da boa intenção, não precisaria tanto, vereador. Temos a maior floresta tropical do mundo e um espetáculo da natureza chamado Encontro das Águas,

Teleférico resolve

Basta construir um teleférico sobre o rio e a floresta e abrir a caixa registradora para receber os dólares. Qual o gringo que não gostaria de assistir a esse espetáculo lá do alto?

Costa Rica

São José da Costa Rica, que também tem uma floresta que não é lá essas coisas, fez isso nos anos 1990. Construiu um teleférico sobre as árvores e está rachando de ganhar dinheiro com o turismo até hoje.

Cabral foi e viu

Quando exercia o mandato de senador, o amazonense Bernardo Cabral visitou San José da Costa Rica. E constatou que já naquela época o  turismo contribuiu com 7,2% do PIB do país.

Mirem-se no exemplo

O crescimento acelerado do turismo na Costa começou em 1987, com o número de visitantes indo de 329.000 em 1988, para 1 milhão em 1999, até atingir 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008.

Bombou

Em 2016 o número de visitantes alcançou o recorde de 2,5 milhões de turistas estrangeiros, gerando uma receita de US$2,636 bilhões.

Tambaqui já foi

O vereador Plínio Valéria (PSDB) chamou a atenção para a eterna dependência da Zona Franca.

E cobrou que o Amazonas não investe em suas potencialidades naturais.

— Já perdemos até o tambaqui para os chineses! –, protestou o vereador.

Presentaço

De fato, em 1993, os alevinos de tambaqui foram presenteados pelo prefeito Amazonino Mendes e seu vice, Eduardo Braga ao presidente chinês, Jiang Zemin, que visitava Manaus. Hoje a China é um dos maiores produtores do mundo, de tambaqui em cativeiro.

Perseguida e acusada

Três dias depois da votação, os ataques eleitorais ainda fazem estragos. A ex-candidata Rebecca Garcia (PP) denunciou que foi vítima, nos últimos dez dias da campanha eleitoral, de um bombardeio de mentiras e inverdades.

Candidatura viável

Rebecca disse que o golpe baixo aconteceu no momento em sua candidatura se mostrava viável e a caminho da 2º turno.

— Fui perseguida, fui acusada de mentiras, inverdades.

Está fora

Rebecca Garcia também manteve seu status de neutralidade. E já avisou que não vai apoiar nenhum dos dois candidatos que estão no segundo turno na eleição.

— Nem adianta me procurar!

 70 anos esta noite

Presidente de honra do PSB, o deputado Serafim Corrêa, participará, em Brasília,  do aniversário de 70 anos do partido, ocorrido no dia 6 de agosto. O aniversário do PSB será comemorado na próxima sexta-feira, 11, na capital federal.

Socialismo e liberdade

Na sessão desta quarta-feira, 9, Sarafa contou um pouco da historia do partido, fundado em plena ditadura Vargas por um grupo de intelectuais.

— O nosso fundador e primeiro presidente, João Mangabeira, dizia ‘socialismo sem liberdade, socialismo não é. Liberdade sem socialismo, liberdade não pode ser’” –, disse o deputado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes