BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

No Amazonas, criança é salva após ser atingida por anzol de pesca nos olhos


A equipe médica do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, referência em urgência oftalmológica do Estado, retirou um anzol dos olhos de uma criança de cinco anos no último final de semana. Com auxílio de um microscópio, foi realizada a remoção dos objetos, devolvendo integralmente a visão da criança.

Segundo os pais, o acidente aconteceu no último sábado (25/07), no município de Urucará (distante 260 quilômetros de Manaus), e, em menos de seis horas, a criança foi trazida para a capital via transferência por Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, direto para o HPS 28 de Agosto.

De acordo com o médico oftalmologista Cláudio Chaves, para preservar a visão da criança, a equipe utilizou a cirurgia com microscópio. O anzol de três pontas ficou alojado nas pálpebras superior e inferior esquerda e na pálpebra inferior direita, impossibilitando a abertura dos olhos da criança.

O desafio, nesses casos, é fazer a retirada do material sem atingir o globo ocular, conforme explicou o médico.

“A criança chegou com anzol triplo nos dois olhos, nós retiramos sem afetar o globo ocular, a cirurgia durou cerca de 50 minutos. A menina, claro, estava traumatizada, com a face toda enfaixada, o cabo do anzol era enorme, quase um palmo, coitadinha, nervosa e tensa, mas o procedimento foi feito tecnicamente com anestesia superficial e sedação”, explicou o oftalmologista do HPS 28 de Agosto.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.