Ir para o conteúdo

Na Cúpula do Clima da ONU, Arthur diz que dever do Brasil é cuidar da Amazônia

Entre os poucos prefeitos do mundo convidados para a Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, nesta segunda-feira, 23/9, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que o que fica como dever de casa para o Brasil é cuidar da Amazônia. “O dever de casa do meu país é preservar a Floresta Amazônica, entre outras coisas. Cuidar dos rios, cuidar das nascentes, cuidar das cidades, fazer o máximo de saneamento. Essa é uma mensagem que vai da gente para o mundo e que vem do mundo para a gente”, afirmou o prefeito de Manaus.

Participaram da Cúpula do Clima, que antecede a Assembleia Geral das Nações Unidas, autoridades e alguns chefes de Estado empenhados nas metas do “Acordo de Paris”, como Angela Merkel, da Alemanha, Emmanuel Macron, da França, além do próprio secretário-geral da ONU, António Guterres, que é ex-primeiro ministro de Portugal. “Concordo com o presidente Macron de que é necessário dobrar os investimentos na preservação da Amazônia, mas ele não pode fechar os olhos para a Guiana Francesa, que faz parte do território francês, e onde se pratica muito o garimpo. Sou a favor do garimpo zero. Desmatamento ilegal zero!”, defendeu o prefeito de Manaus.

Arthur Virgílio Neto reforçou o alerta ao governo brasileiro quanto a importância de se investir na preservação e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele criticou a falta de políticas públicas para a região. “É uma obrigação os brasileiros conhecerem o Brasil e a gente está cheio de autoridades brasileiras que conhecem o Brasil muito bem, menos a Amazônia, como se a Amazônia fosse um país diferente, fosse uma outra pátria que não fosse a de todos nós”, lamentou.

O prefeito de Manaus estava acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson, e do secretário de Comunicação, Eric Gamboa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes