Ir para o conteúdo

Representando o Amazonas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP23), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pediu para que os países prestem mais atenção na Amazônia. De acordo com ele, Manaus precisa ser ajudada para colaborar com a estratégia mundial de mitigação das mudanças climáticas.

“Precisamos alertar que quanto mais nossa cidade receber ajuda para o seu desenvolvimento, forças estarão dando à preservação da floresta. É o que digo em todas as minhas falas: que a Zona Franca de Manaus é reconhecidamente útil para o clima do mundo pela OMC porque mantém a floresta em pé”, alertou.

Para o prefeito, as mudanças climáticas globais precisam do apelo amazônico sob todos os aspectos; seja pela influência do homem nos eventos naturais, seja pela valorização do desenvolvimento da Amazônia, tendo a preservação da floresta como um dos principais objetivos.

Arthur e o prefeito de Bonn, Ashok-Alexander Sridharan

“Manaus pretende transformar, de fato, a Amazônia numa questão do país. O evento reúne os principais líderes locais e regionais do planeta e Manaus pretende ser protagonista no apelo técnico, cientifico e político para que nós possamos alertar o Brasil e o mundo sobre a importância de prevenirmos as graves mudanças climáticas que têm acontecido no mundo. Se nada for feito, a temperatura em alguns países deve chegar aos 70 nos próximos anos, impossibilitando a vida humana num ambiente desses”, destacou Arthur.

A delegação de Manaus participou dos painéis que apresentaram questões relacionadas às mudanças climáticas em diversos continentes do mundo, além de boas práticas de governos locais. O prefeito de Bonn, cidade anfitriã do evento, Ashok-Alexander Sridharan, que também é primeiro vice-presidente do ICLEI, declarou que estará em breve no Caribe e poderá estar também em Manaus.

O grupo de Manaus é coordenado pelo prefeito Arthur Virgílio e tem participação da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro; do secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, e do secretário municipal de Comunicação, Eric Gamboa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes