Calendário

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Museu da Cidade registra mais de 70 mil visitantes

Inaugurado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no aniversário da cidade em 2018, e às vésperas de comemorar seu primeiro ano de atividade, o Museu da Cidade de Manaus já recebeu, de outubro de 2018 ao inicio deste mês, mais de 70 mil visitantes locais, nacionais e internacionais, totalizando uma média de 5,8 mil por mês. Nesse período, a maioria dos visitantes de fora do Estado foi oriunda de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Já os turistas americanos, venezuelanos, argentinos e porto riquenhos, lideram o ranking dos visitantes internacionais.

“No ano passado, entregamos o Museu da Cidade como um presente de aniversário para Manaus, resgatando e mantendo viva a nossa história. O museu se consolidou com a adesão do público, com um grande número de visitas, que o tornaram um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. E, este ano, além de muitas obras viárias e em outras áreas essenciais, vamos dar aos manauaras de presente o hino de Manaus atualizado, regravado. É mais uma das homenagens pelos 350 anos da nossa linda Manaus”, declarou o prefeito Arthur Neto.

O espaço situado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, funcionou por décadas como sede da Prefeitura de Manaus e hoje abriga o primeiro museu da identidade do povo manauara. Em 2018, o município colocou em ação o projeto do Muma, dando ao espaço novas formas com o projeto museográfica que contou com a curadoria de Marcello Dantas, referência internacional na projeção de museus.

O Museu da Cidade de Manaus dispõe de oito salas que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas, por meio de exposições de longa e curta duração, utilizando-se da interatividade para contar a história da cidade de Manaus a partir de textos, sons e imagens, com caráter educativo, lúdico e dinâmico e atraindo a atenção, o olhar e a sensibilidade dos visitantes.

De acordo com dados da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manaucult), que administra o espaço, os visitantes amazonenses que visitaram o Museu nesse período são, a maioria, da capital (60%) e cidades como Itacoatiara (20%), Parintins (10%), Manicoré, Manacapuru e Eirunepé (5%), entre outros.

Em nível nacional, lideram o ranking: São Paulo (40%), Pará e Rio de Janeiro (30%), Paraná, Bahia e Roraima (20%), Santa Catarina, Ceará e Maranhão (5%), seguido de outros.

Deixe uma resposta