Ir para o conteúdo

Municípios do Amazonas começam a receber vacina contra H1N1

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) recebeu, na manhã de domingo (17/03), mais seis volumes de carregamento da vacina contra a Influenza (gripe), completando um milhão de doses que o Ministério da Saúde (MS) garantiu entregar neste fim de semana para antecipar a campanha de vacinação no Amazonas. A campanha vai iniciar na próxima quarta-feira (20/03).

Ainda no sábado (16/03), quando chegou a primeira remessa, Manaus foi a primeira cidade a receber parte do carregamento, que será concluído na segunda-feira (18/03) com a entrega de 233 mil doses restantes. No total, a capital amazonense terá 455.090 vacinas. Entre sábado e a manhã deste domingo também foram enviadas doses de vacina para os municípios de Tefé (21.319), Itacoatiara (26.370) e Manacapuru (24.230).

Neste segunda-feira (18), estão agendados para receber os municípios de  Anamã, Anori, Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Segundo a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento,  no decorrer da semana, as vacinas devem ser entregues aos demais municípios.


Grupos prioritários –
Fazem parte dos grupos prioritários as crianças de seis meses e menores de seis anos; idosos acima de 60 anos; todos aqueles, independente de faixa etária, que tenham doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos, transplantados, pessoas com câncer); além de grávidas, puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

A meta da campanha é vacinar 90% do público alvo. Serão 1.535 salas de vacinação em todo o Estado. As salas estão localizadas em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior. Na capital, a meta é vacinar 455.083 pessoas. Além das unidades da prefeitura, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e de Atenção Integral ao Idoso (Caimi) estarão vacinando na capital para seus púbicos específicos. As pessoas devem procurar a unidade mais próxima de casa.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes