Ir para o conteúdo

Mulher de paciente de Manaus procura atendimento em Goiânia com sintomas da Covid-19

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (19), o superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), José Garcia Neto, contou que nesta manhã uma mulher, esposa com um dos pacientes transferidos de Manaus, chegou à unidade e contou que estava com sintomas da Covid-19 e queria ser tratada no local. “Ela não veio através dessa operação, veio por conta própria. Saiu de transporte que não sabemos qual, provavelmente, avião.”

A mulher foi encaminhada para o pronto socorro. A unidade confirmou que ela apresenta sintomas da doença e será internada na unidade. Ao falar sobre o caso, José Garcia demonstrou preocupação e reforçou a necessidade dos cuidados. “É um alerta para a população que mantenha o isolamento, o distanciamento.”

Transferência

Nesta segunda (18), 32 pacientes de Manaus com Covid-19 foram transferidos para Goiás. Dezoito estão no HC e 14 foram para o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

José Garcia explicou que nove pacientes chegaram em estado grave, sendo dois muito grave e dois gravíssimos quase em óbito na entrada à unidade. O grupo foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos outros nove, minutos antes da coletiva, dois apresentaram agravamento no estado de saúde e também foram transferidos para a UTI, ou seja, até o final desta manhã 11 pacientes estavam na UTI. Os sete restantes estão com quadro estável, mas com descompensação respiratória e respiram com auxilio de ventilação artificial não invasiva (VNI) e não estão intubados.

O superintendente afirmou ainda que todos os pacientes de Manaus estão totalmente isolados entre si e dos demais internados na unidade. Todos do grupo tiveram material do vírus coletado e as amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes