Ir para o conteúdo

Mosaico do brasão de Manaus é restaurado para futuro Centro de Arqueologia

Construção com características marcantes da arquitetura tropical neoclássica colonial, o antigo prédio da Câmara Municipal, na avenida Sete de Setembro, no Centro, após sua requalificação e restauração, vai exibir aos amazonenses e turistas uma peça esquecida pelo tempo: um mosaico do brasão de Manaus que está sendo recuperado. O prédio, que ficou abandonado por uma década, hoje passa por intervenção assinada pela prefeitura, com recursos próprios, para se tornar o Centro de Arqueologia da capital.

“É algo que emociona, ver a história de Manaus ressurgir, ver o nosso centro histórico se tornar uma realidade e voltar a fazer parte do convívio do povo manauara. Eu, realmente, tenho um sentimento especial pelo projeto ‘Manaus Histórica’ e, para mim, é uma honra ser o prefeito a realizar esse resgate”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Iniciada em julho de 2019, a revitalização da antiga Câmara está com 95% dos serviços concluídos e, nos últimos dois meses, uma parte da equipe responsável pelo restauro, sob coordenação do engenheiro civil Genésio Neto, da Biapó, se dedica a recompor o mosaico do brasão, pastilha a pastilha.

É no patamar da escada principal de acesso à antiga sede do Poder Legislativo municipal, no pavimento térreo, que o brasão está localizado. Após reformas no imóvel, que sofreu uma intervenção indevida, o símbolo de Manaus foi coberto com piso korodur e parte de suas peças foram perdidas.

“Parte do mosaico estava danificado, coberto com outro piso. Fizemos a remoção, higienização e limpeza para trabalhamos na recomposição, usando materiais novos para diferenciar o original da intervenção. O objetivo é chegar o mais próximo possível da leitura do brasão existente anteriormente”, explicou Genésio.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes