Ir para o conteúdo

Morre Ribamar Mendes, o ‘Caboclo', que apresentou a Hanns Donner o Festival de Parintins

O produtor cultural e ativista ambiental José Ribamar da Silva Mendes, o “Caboclo”, morreu nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro de 2021, vítima da covid-19. As informações são do site Parintins Amazonas.

Ribamar Mendes foi por muito anos o diretor-executivo do hotel Ariaú Amazon Towers, maior hotelaria de Selva da Amazônia que funcionava próximo ao Nacional de Anavilhanas, a 60 quilômetros de Manaus.

“O Ribamar Caboclo era um ser humano fantástico. Tinha uma visão aguçada sobre a cultura. Conheci o Ribamar nos meados da década de 90 no Carnaval do Rio de Janeiro. Ele e eu ficamos colegas e ele me apresentou o Hans Donner, todo poderoso da Rede Globo. Para a minha surpresa o Hans Donner me contou que já sabia muito do festival de Parintins. Sabia pelas conversas que tinha com Ribamar. O Cabolco que apresentou a Hanns Donner o Festival de Parintins. É um perda muito grande, de um grande amigo e irmão para esse vírus do COVID-19”, lamentou o vice-presidente da Associação Cultural Boi Bumbá Caprichoso, Karú Carvalho.

Segundo Karú Carvalho, Ribamar Mendes era humilde, mas sempre antenado e prestigiado pelas maiores personalidades do Carnaval do Rio de Janeiro. “E sabia vender 'o peixe' nosso da cultura da Amazônia. O carnavalesco Joaosinho Trinta foi sem dúvida o maior divulgador no Brasil e fazia marketing nos quatro cantos sobre o nosso festival de Parintins.  Já o  Ribamar divulgava da maneira dele. Com o contato das pessoas diariamente. No vídeo em 2019 quando fui candidato a presidente do Caprichoso que o Hanns Donner gravaou e fez pra mim, ele cita o nome do Ribamar. Estou chocando com essa prematura perda”, comentou Karú.

Hanns Donner é o  designer alemão de cidadania austríaca e brasileira que por 40 anos foi o maior criador artístico na TV Globo e veio dezenas de vezes assistir ao Festival de Caprichoso e Garantido.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes