Ir para o conteúdo

Amazonas perde a professora Ruth Prestes, que dedicou toda a vida à Educação

Aos 88 anos, morreu nesta sábado, 21/04, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a professora Ruth Prestes Gonçalves, ex-subsecretária do Estado de Educação e Presidente do Conselho Estadual de Educação. Por muitos anos, foi articulista do EM TEMPO, onde, desde a fundação do jornal, em 1987, publicava artigos  direcionados à Educação, todos os domingos.

Ruth Prestes  lecionava Psicologia da Educação, Diretrizes para a Educação Básica e Metodologia da Língua Portuguesa e durante muitos anos fez parte do corpo docente da Universidade Nilton Lins e do Colégio Martha Falcão.

É mãe do engenheiro Fernando Elias Prestes, que exerceu os cargos de secretário de Estado da Infraestrutura e o de  diretor do  departamento de engenharia do Tribunal de Contas do estado do Amazonas (TCE).

O corpo de Ruth Prestes será velado no salão nobre do Palácio Rio Negro. O sepultamento ocorrerá às 11h deste domingo, no cemitério São João Batista.

Uma mulher que fez história   

Natural de Parintins, a professora Ruth Prestes nasceu a 6 de março de 1930. Era muito querida tanto na ilha como em Manaus. Filha de Elias Simão Assayag e de dona Guajarina F. Prestes. Ingressou no magistério muito jovem e sempre desempenhou funções inerentes à educação, tornando-se mestra nessa área, tendo ocupado cargos de relevância no Estado do Amazonas.

Além dos cargos de subsecretária de Educação e de Membro do Conselho Estadual de Educação, também foi do Conselho da FUNDEF, do Conselho Indígena, da Associação dos Escritores do Amazonas, e emprestava com a sua notável intelectualidade a sua presença como fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas.

Foi colaboradora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação – INEP, e participante na elaboração do documento sobre Diretrizes e Normas da Educação Especial – MEC/Brasíia. Escritora de méritos e poetisa talentosa, deixou algumas obras, entre as quais se destacam “Manual de Orientação para professores da Educação Infantil, ensino fundamental e Médio. Entre seus livros de poesia são destaques: “Amar, Sonhar e Rimar”; “Vida versus Poesia”, em parceria com a poetisa Rene Costa e várias participações em Antologias Literárias Brasileiras.

Nota de pesar

O Governo do Estado do Amazonas informa com pesar o falecimento da professora Ruth Prestes Gonçalves, 88 anos, mãe do secretário executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), engenheiro Fernando Elias Prestes Gonçalves.

A professora desempenhou papéis relevantes no cenário da educação do Estado e emprestava, com sua notável intelectualidade, a presença como fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, bem como o nome à Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes Gonçalves. Ruth Prestes deixa, ainda, três filhos, oito netos e dois bisnetos.

O velório acontecerá no Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, 1.546, no Centro, a partir de 1h de domingo (22/04). O sepultamento acontecerá no Cemitério São João Batista, ainda neste domingo.

Deixamos nossas condolências à família e amigos por esta lamentável perda.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes