Ir para o conteúdo

Ministros do STF não têm dúvidas de que a cúpula do governo Bolsonaro estimula atos golpistas

Com a divulgação da reunião ministerial do dia 22 de abril na última sexta-feira (22), ministros do STF avaliam como "clara" a participação de ministros do primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro no comando das recentes manifestações antidemocráticas em Brasília que pedem o fechamento do Congresso Nacional, do Supremo e até mesmo a volta do AI-5. As informações são de Andréia Sadi, do G1.

Não esqueçam

Ministros da Corte lembram que há um inquérito aberto no STF, a pedido de Augusto Aras, para averiguar estes atos antidemocráticos.

Ecos da ditadura

Segundo fonte interna do Supremo ouvida por Sadi, caso as manifestações fossem realmente espontâneas, "não teriam reverberação na boca do ministro da Educação, nem no tom da nota do ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional".

Isca para desavisados

Por coincidência ou não, começou a circular nas redes, no fim de semana, um vídeo com uma quantidade de mentiras surpreendente até para a mais delirante extrema direita.

“Imagina se você tivesse o poder de tirar do governo todos os corruptos de uma só vez?”, pergunta o narrador da animação.

Lavagem cerebral

E depois desfia um texto onde sugere que o povo peça intervenção militar na porta dos quartéis, clame por julgamento de “corruptos” por um tribunal militar e afirma que a constituição de 1988  é socialista e que “povo + armas = democracia”.

Golpe mudou de nome

E o que é pior, o vídeo criminoso afirma que o golpe não é golpe, mas “democracia plena”. O encerra dizendo que o povo tem que pedir intervenção, como Bolsonaro no poder, usando os militares como “bisturi”.

Novela BR-319

O senador Eduardo Braga (MDB) se reuniu com o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura. O face to face aconteceu, sexta-feira (22). Na pauta, mais um capítulo da novela da “BR-319, a estrada fantasma”.

Agora vai

Braga mostrou ao ministro a necessidade da edição de uma Medida Provisória para erradicar todos os entraves burocráticos que atrasam a execução das obras de recuperação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).

A reunião foi destacada em sessão virtual da Assembleia Legislativa pelo deputado Cano Maciel (PL).

Isolamento,  onde?

Quem passou de carro pela estrada da Ponta Negra, na manhã de domingo, 24, teve a oportunidade de comprovar que  o ponto turístico da cidade teve um domingo como se fosse um dia qualquer, sem as restrições.

Vai dar praia

Mesmo com a prefeitura garantindo que as atividade estão suspensas no balneário, dezenas de pessoas caminhavam no calçadão sem máscaras e outros curtiam a praia como um domingo comum, quando brilhavam o sol e o direito de ir e vir.

Vai achatar muito!

Desse jeito, achatar a curva do coronavírus vai ser tarefa difícil. E quase impossível se depender da consciência dos habitantes de Manaus.

Cai o recesso na CMM

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (25/5), em sessão virtual,  a suspensão do recesso parlamentar, previsto para o período de 26 de junho a 09 de julho. O Projeto de Indicação 167/2020, de autoria do vereador Diego Afonso (PSL).

Máscaras e álcool em gel

Afonso também é favorável ao retorno dos trabalhos presenciais na Câmara Municipal. Ele sugere que CMM retorne às atividades juntamente com o comércio.

— Mas desde que sejam observados os devidos cuidados de prevenção e controle –, avisa.

Câmara aprovou a suspensão do recesso parlamentar em sessão virtual

Medo na fronteira

A morte de duas pessoas por coronavírus em Rivera, departamento uruguaio vizinho ao Rio Grande do Sul, voltou a acender o alerta entre as autoridades do país vizinho.

Medo na fronteira 2

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, está na cidade vizinha a Santana do Livramento para analisar a situação sanitária.

Dormindo com o inimigo

A Comissão de Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal apontam aumento no número de denúncias de casos de violência doméstica durante a pandemia do coronavírus.

Cadeia neles

Para conter a fúria animalescas dos togloditas, a presidente da comissão, a vereadora Mirtes Salles (Republicanos) lançou a campanha “Basta de violência contra a Mulher! Não deixe que sua máscara esconda a violência nessa pandemia”.

Quebre o silêncio

A iniciativa tem foco na divulgação dos números de contato da rede de proteção à mulher, por meio de peças publicitárias como vídeo e cards, divulgados nas mídias sociais.

Vereadora lançou a campanha nesta segunda-feira 

— As mulheres estão tendo que conviver, trancadas, com seus algozes. É preciso quebrar o silêncio e denunciar, mesmo em momento difícil –, alerta Mirtes.

Paraíso dos grileiros

Um relatório mostra que 99% do desmatamento no Brasil em 2019 foi ilegal. Ao longo do ano passado, 12.000 quilômetros quadrados de vegetação nativa foram destruídos e o país teve 56.000 pontos de desmatamento.

Os dados são do MapBiomas, iniciativa que reúne dezenas de entidades, como universidades, ONGs e empresas de tecnologia. A pesquisa será divulgada na íntegra nesta 3ª feira (26.mai.2020).

Deu no Fantástico

O Fantástico, da Rede Globo, teve acesso ao relatório e antecipou alguns dados. Embora tenha afetado todos os biomas, o maior impacto foi no Cerrado e na Amazônia. Além disso, 11% dos alertas foram registrados em unidades de conservação e quase 6% em terras indígenas.

ÚLTIMA HORA

Senado aprovou hoje a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele terá de dar explicações ao parlamento sobre suas controversas falas na reunião ministerial no dia 22 de abril, cuja divulgação do vídeo foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello. Entre outras colocações, Weintraub atacou a Corte: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”.

ORGULHO

A ex-repórter e aventureira Karina Oliani, está no front contra a Covid-19, trabalhando no Hospital de Campanha do Anhembi, em São Paulo. Além de especialista em esportes radicais – Karina foi a primeira brasileira a escalar e chegar ao topo do Everest – ela é médica e vem atuando nos plantões na emergência e UTIs, unidades de tratamento intensivo. “Com a cara amassada e marcada, mas a alma feliz. Mais uma noite, mais um dia de missão cumprida e dedicação pros meus pacientes do SUS. Às vezes, a gente perde, mas eu escolho focar nos ganhos e continuar a luta!”, escreveu ela, na postagem no fim de mais um dia de guerra contra a covid-19.

VERGONHA

O governo dos Estados Unidos anunciou neste domingo (24.mai.2020) a proibição à entrada no país de viajantes vindos do Brasil. A medida foi assinada pelo presidente Donald Trump. Eis a íntegra, em inglês (37 KB). Ficam proibidos de entrar no território norte-americano os brasileiros e não-americanos que estiveram no Brasil de 8 de maio até a data da assinatura da proclamação. Não há prazo definido para o fim da proibição. Os EUA contabilizavam 1,7 milhão de casos de covid-19. Já o Brasil tinha 347,4 mil infectados. O país se tornou o 2º no mundo com mais casos de covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes