Ir para o conteúdo

Depois da repercussão negativa sobre as falas contra a Zona Franca de Manaus e ser bombardeado de críticas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ligou para o senador Omar Aziz (PSD) tentando se explicar. O ‘homem-forte’ de Jair Bolsonaro falou que Aziz disse que o ministro afirmou ter sido ”pego numa armadilha e se excedeu”. “O ministro queria que eu fosse seu porta-voz, eu disse ‘não, ministro, eu não sou seu porta-voz; da mesma forma que o senhor afirmou na Globo News aquilo que pensa sobre a Zona Franca. Se o senhor mudou de opinião, fale o senhor com suas palavras’”, contou o senador

Reunião

Omar afirmou que o ministro pediu uma audiência com ele na próxima semana, mas o senador respondeu que só vai se puder levar toda a bancada e disse mais: o senhor gravará um vídeo desfazendo o que falou da Zona Franca de Manaus.

Cadê Pablo?

O deputado federal Delegado Pablo fingiu que não viu o ataque de Paulo Guedes à Zona Franca. Foi o único parlamentar amazonense que não criticou as frases do ministro da economia

Comeu abiu

Nas redes sociais, nas últimas 24 horas Pablo falou de venda casada, de aeroporto e passagens aéreas, mas quando o assunto foi criticar o governo Bolsonaro, o nobre deputado ‘comeu abiu’.

Fico feio

Até mesmo o capitão Alberto Neto, ferrenho defensor do governo, se disse decepcionado. Ficou feio para Pablo, que foi eleito para defender o Amazonas, mas prefere apenas elogiar tudo que vem do governo.

Suframa

Quem também sumiu foi o superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes. Por meio da assessoria, afirmou que não iria comentar as declarações de Paulo Guedes.

Pirotecnica

Ao assumir a Suframa, Menezes cantou aos quatro cantos da cidade que era amigo pessoal de Jair Bolsonaro. A amizade não serviu para nada até agora, apenas para pirotecnia. Está devendo.

Eu só ouço falar…

A indiferença de Guedes, fez Arthur Neto lembrar um grande mestre da FGV.

— Como diz o economista  e professor da Fundação Getulio Vargas, Márcio Holland, o problema é que, de cada 100 economistas brasileiros, 110 nunca pisaram na Amazônia!

Morte anunciada 

Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), o que o Ministro Paulo Guedes fez na entrevista à Globo News, foi anunciar o que vai fazer:

— Diminuir as alíquotas de IPI do que é produzido em Manaus e fazer o Brasil uma grande Zona Franca. Ou seja, vai esvaziar a Zona Franca.

A coisa é séria

Sarafa ainda disse que a vantagem comparativa que atrai empresas para a Zona Franca de Manaus é a alíquota alta de IPI.

— Por essa razão, as empresas vêm para cá produzir bens que têm alíquotas altas de IPI. Se o IPI cai, elas vão embora, por óbvio – cutucou.

Zorro e Tonto

Apesar de ter enumerado críticas à legislação ambiental e defendido a liberação do garimpo em terras indígenas, o presidente Jair Bolsonaro posou de defensor da raça ao posar para fotos e vídeo ao lado de índios de diferentes etnias.

Índios bonzinhos

Tudo combinado, claro, até porque os representantes de povos indígenas das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste levados ao encontro no palácio foram ciceroneados pelo secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, o ruralista Nabhan Garcia.

Lembrou Custer

Logo a orientação para os índios “ bonzinhos” – tipo aqueles que ajudavam a cavalaria do General Custer a massacrar seu próprio povo , era para ninguém fazer perguntas ou “cutucar onça com vara curta”, a fim de irritar o capitão.

Degola na Funai

Na conversa de pé de ouvido, Bolsonaro ameaçou   promover demissões na Fundação Nacional do Índio (Funai).

Picaretas no governo

Ele mais uma vez  classificou as Organizações Não-Governamentais (ONGs) internacionais como “inimigas”.

O presidente afirmou que as ONGs são “picaretas” e que também há servidores “picaretas” dentro do governo federal. 

— Todas as ONGs que trabalham contra vocês (índios) são nossos inimigos –, atacou.

Petrobras privatizada?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, insinuou em uma entrevista concedida à Globo News nesta quarta-feira (17) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, está inclinado para uma direção de privatização da Petrobras (PETR3; PETR4).

Ele gostou

Guedes disse que, a conversa sobre a possível privatização da Petrobras foi como música para os ouvidos do presidente.

Levantou a sobrancelha

O ministro comentou que o presidente levantou a sobrancelha.

— Ué, se o preço de petróleo sobe no mundo todo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parando no Trump, na Merkel ou na porta do Macron, será que tem um problema aqui? –, disse.

Comer e beber

Dezesseis bares e botecos de Manaus estão participando, este ano, da 20ª edição do concurso Comida di Buteco 2019.

 A disputa teve início no dia 12/4 e seguirá até o dia 5/5, simultaneamente, em 21 cidades do país. Na capital amazonense, o concurso conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

EM ALTA

A ex-ginasta brasileira Laís Souza sacudiu o Instagram esta semana. Ela postou uma foto em pé com a ajuda de aparelhos e emocionou os seguidores que torcem pela ex-ginasta brasileira. Lais escreveu: “Que a gente tem: bonito astral; prece nos lábios; saudade mansinha; fé no futuro; conversa que cura; firmeza nos passos; sonhos que salvam”  Ela sofreu um acidente de esqui durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e ficou tetraplégica.

EM BAIXA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes revogou nesta 5ª feira (18.abr.2019) a determinação de retirar do ar a reportagem “O amigo do amigo de meu pai”, publicada na revista Crusoé e no site Antagonista. Mesmo assim, ficou claro que a censura está de volta no Brasil. A nova edição da IstoÉ anuncia na capa que a censura voltou. “Em um atentado à democracia, o STF afronta os direitos constitucionais e a liberdade de expressão, perseguindo veículo de imprensa, militares e quem o critica. Resgata, assim, os tempos mais sombrios da ditadura”, diz a chamada da revista.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes