Ir para o conteúdo

Ministro da Cidadania confirma visita a Parintins no período do Festival

Na quinta-feira (09), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reafirmou ao governador Wilson Lima o apoio do Governo Federal ao Festival de Parintins. “Da minha parte terá todo meu apoio e todo meu empenho”, assegurou o ministro, que confirmou visita a Parintins no período do Festival e anunciou que, na reformulação da lei federal de incentivo à Cultura, festas populares como os festivais de Parintins e de Ópera do Amazonas, poderão captar até R$ 6 milhões. O ministro comentou que boa parte dos recursos da Lei Rouanet costumava ir para as regiões Sul e Sudeste, mas que outras regiões, inclusive a Amazônica, têm projetos que necessitam de apoio.

O governador Wilson Lima esteve com o ministro, em Brasilia, acompanhado de uma comitiva formada pela presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros; do secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo; do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia; e dos presidentes dos bumbás Garantido, Fábio Gadelha Cardoso, e Caprichoso, José Tupinambá Ribeiro, além do procurador dos Bois, André Guimarães.

“É um reconhecimento muito importante da nossa cultura e do estímulo que o Governo do Amazonas tem dado a eventos culturais como o Festival de Ópera.  Mas do que ricas expressões culturais, são eventos que movimentam a economia, geram renda para a população do nosso estado”, destacou o governador.

O secretário de Cultura, Marco Apolo, está otimista após o anúncio de apoio do Governo Federal para a cultura do Amazonas. “Nos deixa muito tranquilo, porque sabemos que não só o Festival de Parintins como outras atividades culturais podem vir a ter apoio do Governo Federal”, disse o secretário.

O ministro recebeu das mãos dos presidentes dos bois o convite para participar do festival. “O ministro da Cidadania é muito sensível e não tenho dúvidas de que teremos um ótimo festival com o apoio de todo mundo”, disse o presidente do Garantido, Fábio Cardoso. O presidente do Caprichoso, José Tupinambá Ribeiro, destacou a importância do Festival. “Nós moramos em uma ilha, mas uma ilha que tem história de cultura. Tem uma história bonita, que é o nosso Festival”. 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes