Ir para o conteúdo

Ministro alemão visita reserva e destaca interesse do país por investimentos na área ambiental do Amazonas

O ministro de Cooperação Econômica da Alemanha, Gerd Muller, visitou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, nesta quinta-feira (11), acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. No local, o ministro conheceu projetos apoiados pela Alemanha por meio do Fundo Amazônia e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) na Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Governo do Estado.

A visita ocorreu em Tumbira, uma das 19 comunidades da RDS do Rio Negro, localizada no município de Iranduba, a 80 km de Manaus. Foram apresentadas iniciativas na área de geração de renda sustentável, por meio do turismo de base comunitária, artesanato e manejo florestal, e de empoderamento comunitário e gestão territorial.

Para o ministro, o trabalho realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e parceiros na RDS do Rio Negro contribui para a política alemã de proteção da floresta e dos povos. Muller ressaltou ainda o interesse em continuar investindo em ações para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

“Estou muito impressionado com o que estão realizando aqui. O trabalho é exemplar na proteção da floresta e na preservação dos direitos dos povos tradicionais, e este é um grande objetivo da nossa política. O Fundo Amazônia contribui muito para isso e nós queremos continuar o trabalho, talvez com alguns ajustes que possivelmente serão necessários”, destacou o ministro alemão.

O secretário da Sema, Eduardo Taveira, salientou que a agenda no Amazonas consolida a missão iniciada com o governador Wilson Lima, em Brasília, que contou com reuniões com o governo alemão e também com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro do Meio Ambiente brasileiro, Ricardo Salles.

“A vinda do ministro consolida esta ida a Brasília, entendendo a necessidade de melhorias no Fundo Amazônia, mas deixando a mensagem de que é super importante para o Estado a parceria tanto com o governo alemão como também com o governo da Noruega, que é o maior doador do Fundo Amazônia. Recebemos apoio também por meio do programa Arpa, que tem sido fundamental para que a gente possa não só implementar unidades de conservação mas torná-las efetivas para as comunidades, seguindo a determinação do governador Wilson Lima de desenvolver e preservar, ao invés de trabalhar os dois fatores em âmbitos separados”, afirmou Taveira.

Foto: Ricardo Oliveira/ Sema

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes