Ir para o conteúdo

O governador Amazonino Mendes (PDT) disse nesta segunda-feira, 1º de outubro, em uma conturbada entrevista, que não tem nada a ver com o quadro de violência e criminalidade que se abateu sobre Manaus. “Não tenho nada a ver com isso. Isso é coisa do passado. Atribuir isso a mim é injusto”, irritou-se o governador quando os repórteres apertaram a sabatina. A pergunta que não quer calar é uma só: como ele não tem nada a ver com isso? Se isso é coisa do passado, quem foi governador por três mandatos, 12 anos no poder? Ora, se quadro de violência urbana que chegou aqui é fruto do passado, é claro que Amazonino tem a ver sim, sinal que suas políticas pública para o setor também deixaram a desejar.

Ingratidão

O governador também cometeu outra ingratidão, ao dizer que foi prefeito, também três vezes e e nenhum governador o ajudou. Ajudou sim. Gilberto Mestrinho investiu pesado na administração de Amazonino, até porque quando o Negão assumiu, a prefeitura estava quebrada e nem carros tinha.

Gilberto fez

Aliás, é bom, lembrar que o lendário  Gilberto não investiu apenas na prefeitura de Amazonino. Investiu também na sua carreira política. Foi o Boto, em 1983 que o nomeou prefeito de Manaus.

Entre os dois

E quando terminou seu  mandato de governador, Gilberto lançou Amazonino para seu sucessor. Foi um decisão difícil, porque Ribeiro vinha travando uma queda de braço com o negão pelo apoio de Mestrinho.

Viver sob  o medo

O prefeito Arthur Virgílio voltou ao cobrar providências do governo do Estado para conter a onda de violência que vem ceifando vidas inocentes. A última foi o servidor da prefeitura, Antônio Henrich Câncio Araújo, de 27 anos,  fuzilado por bandidos quando procurava uma casa para alugar com sua noiva, no bairro da Glória, zona Oeste. “Falo em meu nome e em nome do povo de Manaus, estamos fartos de viver sob o medo. Manaus espera por providências”, diz comovido o prefeito Arthur Neto.

Cidade sem lei

Segundo informações da Polícia Militar, o servidor público foi confundido por criminosos. Antônio Henrich estava no carro da família, um HB20 branco, quando outro veículo parou ao lado e fez vários disparos. No automóvel da vítima, também estavam a mãe, duas irmãs e a noiva de Henrich. Todas as pessoas atingidas.

Violência covarde

O prefeito disse que isso é  algo que abala e entristece qualquer pessoa, saber que um jovem, prestes a se casar, foi brutalmente assassinado. “É revoltante saber que pessoas de bem, comprometidas e queridas são vítimas dessa violência covarde.”

Rumores da ilha

Em Parintins as pesquisas indicam que o governador Amazonino Mendes, candidato à reeleição, perde feio. Há quem fique surpreso, porque, na ilha, a máquina do Bi Garcia (PSDB) trabalha pro Negão.

História se repete

Mas, de acordo com os pitaqueiros de plantão da ilha, é só pesquisar a história das eleições. Amazonino sempre perdeu em Parintins. “Aliás, só ganhou a eleição suplementar porque houve uma união dos grupos políticos em torno de seu nome. Do contrário a derrota teria sido inevitável”, cutucou, um “ parente” parintinense.

Ele voltou

Depois de fazer uma gestão desastrosa, pois não é que o ex-prefeito Alexandre da Carbrás está nas ruas pedindo votos para se eleger deputado federal pelo Avante.

Sozinho

Claro que os apoiadores minguaram e um reduzido número de cabos eleitorais acompanham o ex-prefeito. Lenha na fogueira No último final de semana antes das eleições, os candidatos ao governo do Amazonas tiveram uma agenda intensa de busca por votos tanto na capital quanto no interior.

Nova liderança

Enquanto isso, Dodó Carvalho (PSD) surge como liderança em Parintins. Candidato a deputado federal, ele tem mostrado boa liderança na Ilha e pode ser um nome novo para os próximo anos. Os caciques antigos já começam a se preocupar com a desenvoltura do empresário, que nunca foi candidato, mas tem mostrado forte aptidão pra política.

E tom promessas

Candidato à reeleição, Amazonino Mendes (PDT) visitou os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Maués e Boa Vista do Ramos, onde, mais uma vez, fez um caminhão de promessas.

Velha serpa

O senador Omar Aziz (PSD) esteve em Itacoatiara, onde conversou com a população e prometeu, caso eleito, a construção de um hospital com 150 leitos na cidade. Já David Almeida (PSB) focou na capital, onde promoveu uma grande carreata percorrendo todas as zonas da cidade e ainda participou de eventos fechados com apoiadores.

Tranquilo

Quem destoou da agenda frenética dos demais foi Wilson Lima (PSC). No sábado fez um adesivaço na Zona Leste e no domingo dedicou à família.

Eleição e tecnologia

Desde sábado (29) a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo “Resultados”, uma ferramenta que permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das Eleições 2018.

Resultados

A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral.

Olho no voto

Com o novo app é possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal. O aplicativo  apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno.

EM ALTA

Crianças brasileiras surdas agora podem assistir desenho animado feito exclusivamente para elas, em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.O desenho foi criado por Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação há sete anos. O episódio piloto foi lançado no YouTube na quarta-feira passada, 26, justamente no Dia do Surdo.

EM BAIXA

Para um dado frustrante  o que incomoda aqueles que lutam para conter a violência doméstica contra mulher. Apesar de virem sofrendo violência física e psicológica há anos, uma grande parcela delas opta por não denunciava o marido por medo. Em alguns desses casos, o casal tem filhos menores  de que presenciam as agressões.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes