Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Um novo boato circula através do WhatsApp. Desta vez, a história conta que a Carteira Nacional de Habilitação seria cancelada após 30 dias de vencimento. A informação é falsa. Não existe uma nova lei que cancele a CNH vencida há mais de 30 dias, também não há uma proposta sobre.

A mensagem afirma que um projeto de lei aprovado no Senado cancelaria automaticamente “toda e qualquer CNH com mais de 30 dias de vencimento”. Para voltar a dirigir, o condutor deveria concluir todas as provas teóricas e práticas novamente. A lei passaria a valer a partir de 25 de outubro.

Mensagem viralizou em todo o Brasil

O documento não é cancelado automaticamente após o vencimento. O prazo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é de 30 dias para o condutor providenciar a renovação. Caso a CNH não for renovada, o motorista fica impedido de dirigir. Para renovar, é necessário curso ou prova de atualização após cinco anos de vencimento.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.