Ir para o conteúdo

Médico suspeito de praticar abortos em Manaus e no Rio de Janeiro é preso

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e com apoio da Polícia Civil, deflagrou na manhã de quarta-feira, 10, a Operação Nascituro, que tem por objetivo o cumprimento de dois mandados de prisão temporária, contra o médico Antônio Cabede e sua esposa, por prática de abortos, e mandados de busca e apreensão em dois endereços do casal. A investigação teve início há cerca de 30 dias a partir de uma denúncia.

Cabede é ex-sócio do também médico Durval Herculano Carriço de Almeida, já falecido, que ficou conhecido por prática de abortos em Manaus. De acordo com as investigações do GAECO, ele mantém essa prática em clínicas, de sua propriedade, em Manaus e, possivelmente, no Rio de Janeiro.

No local onde os atendimentos eram feitos, no conjunto de Beija Flor, bairro de Flores, com estrutura de recepção e atendimento médico, foram encontrados materiais hospitalares, instrumentos  cirúrgicos e equipamentos próprios para a execução de abortos. O GAECO e a Polícia Civil também encontraram equipamentos para incineração com resíduos de material hospitalar descartado.

O atendimento ilegal era organizado por grupos de aplicativos de mensagens, o que, de acordo com os membros do GAECO, dificulta o monitoramento das comunicações do grupo. Para ter acesso às mensagens do grupo, o MP-AM requereu à Justiça a apreensão dos celulares dos envolvidos para perícia. “Essa operação visa garantir o direito à vida, um dos valores principais, defendidos pelo Ministério Público, missão essencial da instituição”, afirma o Coordenador do GAECO, Promotor de Justiça Reinaldo Lima.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes