Ir para o conteúdo

A eleição para vereador em Manaus este ano tem uma curiosidade: três candidaturas coletivas. Vc sabe o que é um ‘mandado coletivo’? Neste modelo, o candidato não se apresenta como um nome isolado, mas como um time. Se eleito, o político votará seguindo as deliberações da equipe.

Na prática, como não é permitido eleger o ‘time’, um é escolhido para representar a equipe. Este representante terá foto e o nome na urna, mas, se obtiver sucesso, se compromete a compartilhar as responsabilidades e projetos com os demais e, às vezes, até dividir o salário.

A ‘Bancada Coletiva’ do PSOL é a união de 5 mulheres. Michelle Andrews representa Alessandrine Silva, Nicole Fernandes, Silvia Moraes e Patrícia Andrade, todas com trabalhos em comunidades. Defendem bandeiras como maternidade, negritude, cultura, feminismo e justiça social.

Bancada Coletiva do PSOL em Manaus
Bancada Coletiva do PSOL em Manaus

As ‘Mulheres na Resistência’ do PT também reúnem 5 mulheres. Simone Lisboa representará Sheyla Mustafá, Daila Pereira, Kimini Xavier e Graça Fernandes. Nas redes sociais defendem, principalmente, a presença de mulheres na política e os direitos civis das mulheres na sociedade.

Mulhere da Resistência do PT em Manaus
Mulhere da Resistência do PT em Manaus

A Rede tem a ‘Bancada Socioambiental’, liderada por Gilberto Ribeiro. Com ele estão as assistentes sociais Eliracilda e Dona Lira, o ativista Igor Monteiro e servidor federal Williamis. Gilberto é coordenador do projeto Praça das Flores, que tornou um lixão em espaço cultural.

Bancada Socioambiental da Rede
Bancada Socioambiental da Rede

Das três bancadas, a que possui maior presença digital é a ‘Bancada Coletiva’ do PSOL. Elas postam vídeos, interagem com seguidores e explicam o projeto todos os dias pelas redes. No Instagram (esseeonossonorte). No Twitter: @mi_andrews, @alessandrinepon e @mnicolefernands.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes