Ir para o conteúdo

Manaus vai ganhar mais um Parque da Juventude e chega a cinco áreas verdes beneficiadas 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Manaus vai inaugurar mais um Parque da Juventude, chegando ao quinto espaço destinado à atividades esportivas e de lazer, ao mesmo tempo em que integra a população ao meio ambiente, recuperando áreas verdes antes degradadas, por meio de compensações ambientais.

O Parque da Juventude do conjunto Rio Xingu, localizado na Compensa, zona Oeste de Manaus, entre a rua Cecília Cabral e a avenida Brasil possui 50.726 metros quadrados, dos quais 1.210 metros quadrados de área construída. O local conta com academia ao ar livre, paisagismo, quadra de areia, iluminação a LED e o reforço no plantio de 25 mudas de árvores, das espécies pau-pretinho e pata-de-vaca, e 600 ornamentais, entre iresine e trapoeiraba.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, desde 2015, mais de 80 mil metros quadrados de áreas verdes receberam reforço na proteção. “É um belíssimo exemplo de que gestão sustentável não precisa de grandes investimentos. Os Parques da Juventude foram viabilizados por compensações ambientais, ou seja, a iniciativa privada nos paga os valores correspondentes a multas ambientais em ações que recuperam espaços verdes em várias zonas da capital”, destaca.

No conjunto Rio Xingu, o parque foi viabilizado, por compensação ambiental, firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a concessionária Manaus Ambiental. A revitalização da área protegida era uma reivindicação dos moradores do conjunto e vai beneficiar os bairros adjacentes.

Critérios

As intervenções realizadas obedecem a critérios legais estabelecidos em legislações existentes, a exemplo da Resolução 100/2006, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), que prevê a implantação de áreas de lazer em áreas verdes, respeitando o limite máximo de 25% de impermeabilização do solo, e os conceitos de área verde estabelecidos pelo Código Ambiental do Município, Lei 605/2001, e o Código Florestal (Lei 12.651/2012), segundo os quais as áreas verdes são espaços especialmente protegidos que têm por finalidade proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e das condições ambientais urbanas, além de garantir espaços destinados à integração, recreação ou lazer da comunidade.

Áreas Verdes com Parques da Juventude

– Conjunto Campo Dourado: 21 mil m2

– Conjunto Loteamento Águas Claras (1 e 2): 7.329,36 m2

– Conjunto Castelo Branco 2: 9.916 m2

– Conjunto Rio Xingu: 50.726 m2

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes